Segundo a Fundação de Assistência Social, 9.021 pessoas vivem na extrema pobreza na cidade
redacao@serraempauta.com
14.04.2021 - 17h38min
A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul vai protocolar nos próximos dias um projeto de lei que busca instituir a Renda Básica Emergencial em Caxias do Sul. A informação foi anunciada pela vereadora Estela Balardin (PT), que preside o grupo parlamentar, na sessão desta terça-feira (13).
"Precisamos pensar coletivamente sobre como vamos amparar essas famílias que necessitam e que não estão tendo amparo", frisou a petista.
Na sexta (9), a Comissão de Direitos Humanos realizou uma audiência pública para discutir a importância do tema e a necessidade de prestar ajuda a uma parte da população que sofre com o desemprego e, consequentemente, com a chegada da fome.
O debate contou com a presença da presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Katiane Boschetti. Na oportunidade, ela apresentou dados sobre os índices de vulnerabilidade na cidade. Até dezembro de 2019, eram 61,7 mil pessoas no Cadastro Único, sistema que presta atendimento e auxilia famílias de baixa renda. Enquanto isso, no fim de 2020, durante o enfrentamento da pandemia, esse número chegou a 64,3 mil cadastrados. Nos três primeiros meses de 2021, já são 67 mil pessoas. Katiane informou que, hoje, Caxias do Sul tem 9.021 pessoas consideradas em extrema pobreza.
Também participaram da audiência, o ex-senador e atual vereador de São Paulo Eduardo Suplicy (PT), vereadores caxienses, líderes sindicais e representantes da sociedade.
Estela lembrou a criação do Auxílio Emergencial, medida do governo federal para prestar uma ajuda para aqueles que perderam a renda durante a crise sanitária. Ela demonstrou preocupação com os níveis de vulnerabilidade que diversas famílias de Caxias do Sul têm enfrentado.
Leia também:
Revitalização da Estação Férrea de Caxias pode ter concha acústica e vila gastronômica
Prefeitura de Caxias cria canal online para agendamento de atendimentos
Deputado estadual é vacinado contra o coronavírus em Caxias do Sul
Vereadores do PP e PT de Caxias recebem prazos para defesa
Tags:
Legislativo Câmara de Vereadores Comissão de Direitos Humanos e Cidadania projeto de lei renda básica emergencial Estela Balardin Caxias do Sul