Siga nossas redes sociais
Logotipo - Comemorado centenário da primeira espada forjada em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Comemorado centenário da primeira espada forjada em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Homenagem

Comemorado centenário da primeira espada forjada em Caxias do Sul

Empresa Sabresul foi fundada por ex-funcionários da Eberle. Autoridades receberam moeda comemorativa na Câmara de Vereadores

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Tales Armiliato/Câmara de Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Vereadora Marisol Santos, e os sócios Eugenio Bastiani, Fernandes Lucena, Rosimar Gomes e Alberto Lazzari, e o presidente Zé Dambrós (no centro).

A Sabresul Indústria Metalúrgica, empresa especializada na produção de espadas, celebrou nesta quinta-feira (6) o centenário da produção da primeira espada forjada e fabricada integralmente em Caxias do Sul pela Metalúrgica Abramo Eberle.

Para marcar a data, a empresa produziu e entregou uma moeda comemorativa em edição limitada em homenagem aos 100 anos do fato. A peça foi entregue pelos sócios da empresa aos vereadores, e outras autoridades civis e militares em uma solenidade realizada no plenário do Legislativo.

Em nome dos sócios-proprietários da Sabresul, Eugenio Luiz Bastiani disse que o propósito do evento foi manter viva uma história que é da cidade.

"Essa história é muito bonita e não é exclusiva da Sabresul, mas de Caxias do Sul, para a sociedade de Caxias. Nossa intenção foi dividir esse feito com mais gente. O fato de a Eberle ter iniciado com a forja em 1923 igualou a cidades de outras nações que faziam lâminas de espada, completou o empresário emocionado.

A medalha

De metal com acabamento em ouro envelhecido, a moeda faz menção a história de cem anos da 1ª espada forjada em Caxias com a participação da Eberle e da Sabresul. No outro lado, a estampa de uma bigorna e uma espada forjada como sabre de cavalaria em copo fechado, lembrando o exército.

Fotos: Samuel Rodrigues/Divulgação.

História

Em 1923, a Eberle iniciou a forjar espadas e fornecer para o Exército Brasileiro, que enviava milhares delas, de navio, à Itália. Além disso, a Eberle produzia para o Chile, Argentina, Estados Unidos, Arábia Saudita, entre outros.

A Sabresul foi fundada em 2005 por ex-funcionários da Eberle. Hoje, é conduzida por Eugenio Luiz Bastiani, 72 anos; Alberto Lazzari, 65; Rosimar Gomes, 57; e Fernando Lucena, 84.

A empresa produz cerca de 7 mil espadas e espadins por ano. Já fez algumas vendas ao exterior e deverá, em breve, fechar negócio com Moçambique. Também produz miniaturas de espada, luvas de couro, reformas de espadas, entre outros itens. O valor de uma espada forjada pode custar de R$ 1 a R$ 15 mil.

É fornecedora para as maiores academias militares do Brasil (Marinha, Exército, Aeronáutica e Forças Auxiliares). Atende também academias militares de outros países, maçonaria e clientes diversos com réplicas, facas, sabres para abrir champanhe e outras espadas.

Com sede em Caxias, a Sabresul também possui um departamento especializado na restauração de espadas e espadins de sua própria fabricação e também da sua antecessora Eberle. A sede da empresa fica no nº 21928 na BR 116, Km 153, no Bairro Planalto.

Leia mais:
Intensificada coleta de amostras para Melhores Vinhos de Caxias do Sul
Francisco Michelin é o patrono da Feira do Livro de Caxias do Sul
Local da nova praça de pedágio em Flores da Cunha é debatido
Assembleia instala Frente Parlamentar da Serra Gaúcha em Bento
Audiência dos metalúrgicos de Caxias do Sul termina sem acordo

Tags:

Homenagem Sabresul espadas comemorado centenário primeira espada forjada Caxias do Sul