Siga nossas redes sociais
Logotipo - Começa período de matrículas nas escolas públicas de Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Começa período de matrículas nas escolas públicas de Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Educação

Começa período de matrículas nas escolas públicas de Caxias do Sul

Até dia 13, além da confirmação da vaga para os anos de acesso, e também de inscrições para outros níveis de ensino

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Samuel Maciel/Banco de dados/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O primeiro dia útil do ano trouxe consigo mais uma etapa importante para quem busca vaga nas escolas públicas de Caxias do Sul. Desde a segunda-feira (2) e até o dia 13, está aberto o período de confirmação de matrículas de crianças e estudantes que obtiveram designação para a Educação Infantil na faixa de 4 e 5 anos nas escolas de Ensino Fundamental, 1º ano do Ensino Fundamental, 1º ano do Ensino Médio, 1º ano do Curso Normal e aproveitamento de estudos do Magistério e 1º ano da Educação Profissional Subsequente – Cursos Técnicos. O procedimento deve ser realizado na mesma escola para a qual cada inscrito foi designado.

Nas escolas de Educação Infantil de gestão compartilhada o período de confirmação de matrículas vai de 6 a 10 de fevereiro. Também de 2 a 13 de janeiro está em vigência a fase inicial de inscrições – que antecede as matrículas – para quem pleiteia um lugar do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental, no 2º e 3º ano do Ensino Médio e para quem perdeu o prazo de inscrição para os 1º anos dos ensinos Fundamental e Médio.

A recomendação, a fim de evitar filas desnecessárias e outros inconvenientes, como pedido de dispensa do trabalho ou longos deslocamentos, é realizar todo o processo pelo site www.educacao.rs.gov.br. Outras opções são fazê-lo em qualquer escola pública ou na própria Central de Matrículas (Rua Ernesto Alves, 1535 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Porém, vale observar que, neste último caso, há distribuição limitada de senhas.

Primeiro garante a vaga. Depois tenta trocar de escola

Quem já obteve a designação para o nível de ensino desejado deve assegurar a matrícula. Mesmo que, em um primeiro momento, não tenha conseguido lugar na escola de preferência. A explicação é simples: primeiro garante-se a vaga, depois busca-se a transferência. O segundo passo não pode ocorrer sem a confirmação do primeiro.

"Algumas pessoas não ficaram satisfeitas com a vaga recebida porém, devem fazer a matrícula mesmo assim, na escola para onde foram designadas. Após confirmarem a vaga, podem ir até a Central de Matrículas para colocar o nome em lista de espera para o caso de se abrirem novas vagas em outras escolas. Outras vagas podem surgir justamente por este mesmo movimento: de pessoas que mudaram de endereço entre o período de inscrição e o de designação ou que não ficaram satisfeitas com a vaga obtida e pedem transferência para outra escola. É importantíssimo que não se perca este prazo até o dia 13, sob pena de ficar sem vaga", explica a diretora administrativa da Secretaria da Educação (Smed) e titular em exercício da pasta, Sandra Kuhn.

Neste momento, a Central de Matrículas contabiliza 2.352 crianças designadas para vagas de Educação Infantil na faixa de 4 e 5 anos e 2.474 estudantes designados para 1º ano do Ensino Fundamental entre escolas públicas estaduais e municipais, 3.129 para o 1º ano do Ensino Médio, 148 para o Ensino Profissionalizante e 125 para a EJA.

O número de crianças temporariamente sem designação na Educação Infantil é de 286, enquanto que o número de estudantes na mesma situação no 1º ano do Ensino Fundamental é de 47.

O fluxo da lista de espera é administrado internamente, considerando, por exemplo, casos de alteração de endereço. Em caso de abertura de vaga, a pessoa em lista de espera é contatada por telefone. Não é feita nova inscrição.

"Se faz uma solicitação de reserva de vaga, deixando o nome na lista de espera da Central de Matrículas. Porém, reforçamos que os estudantes ou seus familiares precisam garantir a vaga nas escolas para onde foram designados, fazendo a matrícula. Se não fizer a matrícula, perde a vaga e corre o risco de ficar sem escola. Garante a vaga e depois tenta a transferência", alerta a gestora da Smed.

A operação é realizada na Central de Matrículas, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Não há mudança na forma de atendimento por efeito da lista de espera. O trabalho ocorre internamente. Para acomodar as pessoas que solicitam transferência de escola, os servidores precisam exatamente desta janela de trabalho interno a partir das primeiras horas da manhã, a fim de efetuar os ajustes. Depois, entre as 10h e 16h, toda equipe da Central de Matrículas é redirecionada para dar atenção ao público.

"Durante o expediente externo os telefones não são atendidos. É dada total prioridade ao atendimento presencial", acrescenta a secretária em exercício.

Não precisa chegar cedo ou fazer fila: dá para resolver pela internet

Em paralelo, no mesmo período de 2 a 13 de janeiro, serão realizadas as inscrições para acesso a vagas de 2º a 9º ano do Ensino Fundamental e de 2º e 3º ano do Ensino Médio. As datas também valem para o segundo prazo de inscrições dirigidas a 1º ano do Ensino Fundamental e Médio. Todo processo pode ser realizado on-line, pela plataforma www.educacao.rs.gov.br. Também pode ser feito em qualquer escola pública. Ainda assim, quem preferir, pode buscar assistência na Central de Matrículas.

"A inscrição pode ser toda feita online. Não é preciso ir até a Central de Matrículas. Mas se quiser ir, não precisa ser antes das 10h. Os critérios são os mesmos para todo mundo, não importa o dia ou a hora em que foi feita a inscrição. Não é por ordem de chegada. Todos serão atendidos na medida em que houver vaga na escola solicitada [são 3 opções que a pessoa deixa registradas no momento da inscrição]", conclui Sandra Kuhn.

Confira abaixo o cronograma

Educação Infantil – 4 e 5 anos

Matrículas dos contemplados no 1º prazo de inscrições: nas EMEFs: de 2/1/2023 a 10/2/2023 e nas EEIs de Gestão Compartilhada: de 6/2/2023 a 10/2/2023.
2º prazo de inscrição (para quem perdeu o 1º prazo): a partir de 13/2/2023 (aberto o ano todo, diretamente na Central de Matrículas)

Ensino Fundamental – 1º ano

Matrículas dos contemplados no 1º prazo de inscrições: de 2 a 13/1/2023
2º prazo de inscrição (para quem perdeu o 1º prazo): de 2 a 13/1/2023
Divulgação dos resultados das inscrições do 2º prazo: 30/1/2023
Matrículas dos contemplados no 2º prazo: de 30/1/2023 a 9/2/2023
3º prazo de inscrição (para quem perdeu o 2º prazo): a partir de 13/2/2023 (aberto o ano todo, diretamente na Central de Matrículas)

Ensino Fundamental – 2º ao 9º ano

1º prazo de inscrições: de 2 a 13/1/2023, pelo site www.educacao.rs.gov.br, em qualquer escola pública ou na Central de Matrículas
Divulgação dos resultados: 30/1/2023, no site www.educacao.rs.gov.br
Matrículas dos contemplados no 1º prazo de inscrições: de 30/1/2023 a 9/2/2023
2º prazo de inscrições (para quem perdeu o 1º prazo): a partir de 13/2/2023 (aberto o ano todo, diretamente na Central de Matrículas)

Ensino Médio – 1º ano

Matrículas dos contemplados no 1º prazo: de 2 a 13/1/2023
2º prazo de inscrições (para quem perdeu o 1º prazo): de 2 a 13/1/2023
Divulgação dos resultados das inscrições do 2º prazo: 30/1/2023
Matrículas dos contemplados no 2º prazo: de 30/1/2023 a 9/2/2023
3º prazo de inscrição (para quem perdeu o 2º prazo): a partir de 13/2/2023 (aberto o ano todo, diretamente na Central de Matrículas)

Ensino Médio – 2º e 3º anos

1º prazo de inscrições: de 2 a 13/01/2023, pelo site www.educacao.rs.gov.br, em qualquer escola pública estadual ou na Central de Matrículas
Divulgação dos resultados: 30/1/2023, no site www.educacao.rs.gov.br
Matrículas: de 30/1 a 9/2/2023
2º prazo de inscrições (para quem perdeu o 1º prazo): a partir de 13/2/2023 (aberto o ano todo, diretamente na Central de Matrículas)

1º ano do Curso Normal e aproveitamento de estudos do Magistério

Matrículas: de 2 a 13/1/2023
Chamamento para os suplentes dos cursos que realizaram sorteio ou prova (aproveitamento do Curso Normal e Cursos Técnicos): de 18 a 25/01/2023
Quem perdeu o prazo: buscar informações diretamente no Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, a partir de 14/01/2023

2º e 3º anos do Curso Normal

Inscrições e informações diretamente no Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza

1º ano da Educação Profissional Subsequente – Cursos Técnicos

Matrículas: de 2 a 13/1/2023
Chamamento para os suplentes dos cursos que realizaram sorteio ou prova (aproveitamento do Curso Normal e Cursos Técnicos): de 18 a 25/01/2023
Quem perdeu o prazo: aguardar novo período de inscrição no segundo semestre de 2023

2º e 3º anos do Cursos Técnicos

Inscrições e informações diretamente na Escola Estadual Técnica de Caxias do Sul - EETECS

Leia mais:
Prefeitura de Caxias prevê nova modalidade para pagamento de IPTU
OPINIÃO: Pelé nasceu em São Miguel
'Precisamos respeitar as instituições e a democracia', diz prefeito de Caxias do Sul
'Quero aproximar mais a democracia representativa da participativa' diz novo presidente da Câmara de Caxias
Fiema Brasil, de Bento, é mapeada como evento de inovação da Serra

Tags:

Educação começa período matrículas escolas públicas Caxias do Sul