Clientes que forem até a Praça das Feiras neste sábado vão encontrar uma degustação de bergamotas
redacao@serraempauta.com
06.06.2024 - 14h26min
Na estação da colheita de citros, agricultores da Feira Ecológica de Caixas do Sul organizam para este sábado (8), a partir das 7h30min, uma degustação de bergamotas. Na ação, promovida na semana em que se celebra o dia Mundial do Meio Ambiente (comemorado no dia 5 de junho), os clientes que forem até a Praça das Feiras, no Bairro São Pelegrino, vão encontrar uma amostra da safra deste ano.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
Também estarão no local, apicultores da Associação Serrana de Meliponicultura (Assermel), com demonstração sobre a criação de abelhas sem ferrão. A Feira deste sábado acolhe o Instituto Cultural Taru, que fará a arrecadação de livros para serem doados a bibliotecas públicas atingidas pelas enchentes.
Na atividade deste sábado, as bergamotas para degustação são oferecidas pelo agricultor Maique Kochenborguer, de Montenegro. Os clientes da Feira poderão experimentar uma amostra da colheita da produção ecológica da família, que tem propriedade no Vale do Caí, a região do Rio Grande do Sul que mais produz citros, em especial a bergamota.
O agricultor cultiva citros em uma área de 66 hectares. Há 32 anos a família tem certificação de produção orgânica e participa da Feira Ecológica de Caixas do Sul há 23 anos. São diferentes variedades de bergamota cultivadas na propriedade, além de laranja, lima e limão. Neste sábado, segundo Maique, o destaque será para a bergamota do tipo Comum.
As frutas colhidas na propriedade da família Kochenborguer são comercializadas na Feira Ecológica, aos sábados, em Caxias. Outra parte da colheita é destinada para a indústria de suco, mercado convencional e para a Cooperativa de Agricultores e Agroindústria Familiares de Caxias (Caaf) que atende mercados institucionais, como alimentação escolar e em hospitais.
Nesta safra, Maique estima colher perto de 200 mil quilos de citros.
"Vamos colher menos neste ano. Por causa das chuvas excessivas, a plantação sofre com a alta umidade no solo. Essa produção vem apresentando redução de produtividade e frutos pequenos,” explica o agricultor.
Abelhas sem ferrão
As abelhas têm importante contribuição na polinização dos pomares de citros. Esse assunto também será compartilhado com os clientes da Feira, neste sábado. A Assermel levará para a Praça das Feiras, informações sobre a importância e as técnicas de manejo para a criação de abelhas sem ferrão. Os integrantes da associação mostrarão enxames de algumas espécies, além de produtos artesanais elaborados com mel de abelhas sem ferrão.
Leia mais:
Loja de vinhos de Caxias do Sul expande equipe de sommeliers
Luiz Felipe Pondé fará palestra sobre o trabalho e saúde mental em Caxias do Sul
Prefeitura de Caxias cria Coordenadoria Extraordinária de Reconstrução
Revitalização do Largo da Estação é retormada em Caxias do Sul
Projeto Poesia de Rua começa neste sábado em Caxias do Sul
Tags:
Agricultura começa safra citros Feira Ecológica de Caxias do Sul Caxias do Sul