Solenidade nesta sexta-feira foi marcada pela defesa do livro. Evento ocorre na Praça Dante até 13 de outubro
redacao@serraempauta.com
28.09.2024 - 11h15min
A patrona da 40ª edição da Feira do Livro de Caxias do Sul, Helô Bacichette, fez seu discurso emocionado e cheio de memórias na abertura do evento realiza nesta sexta-feira (27), à noite, na Praça Dante Alighieri.
"É urgente recuperarmos a coragem e reinventarmos a realidade com todas as estratégias de sobrevivência e criatividade. Precisamos recuperar nossa força inventiva que só a palavra literária é capaz de expressar", afirmou Helô, convocando autoridades, leitores e público a apostarem na leitura e na literatura como perspectiva de novos tempos.
Em sintonia com o slogan desta edição, Colecionando Histórias e Memórias, Helô relembrou sua trajetória como leitora, servidora pública, professora e diretora de escola, que a tornaram uma escritora de 30 títulos infantojuvenis – o mais recente, “O Segredo da Escaramuça” (Liddo Editora) terá sessão de autógrafos domingo (29), às 17h, no Espaço 1 da feira.
A patrona também fez questão de falar sobre a importância da formação de novos leitores em seu discurso.
"Não podemos esquecer que os pequenos leitores de hoje poderão ser adultos leitores amanhã", destacou Helô numa edição festejada pela volta do setor infantojuvenil, que tem sete bancas para este público.
Antes da patrona, a presidente da Associação dos Livreiros Caxienses, Maria Helena Lacava, falou do quanto a Feira faz parte de sua trajetória como livreira uma vez que já participou de 39 das 40 edições, destacando a importância dos livros.
"Quem também contribui infinitamente para ser quem somos são os livros. A leitura nos faz ver o mundo melhor".
Em seu discurso, o diretor do Livro, Literatura e Leitura e coordenador geral da Feira, Cássio Felipe Immig, destacou o trabalho em equipe para a construção desta que já é uma edição histórica do evento. Relembrando a história de quatro décadas da Feira, ele apontou a peculiaridade de que a Coordenação da Feira esteve na maioria das vezes em mãos femininas.
"Isso explica muita coisa", falou, entre aplausos.
O amigo do livro, Roger Castro, declamou um poema de Mario Quintana e, antes disso, falou de como sua condição de contador de histórias é fundamental em sua trajetória.
"Não fosse a história lida e relida, contada e recontada, eu não estaria aqui".
A secretária da Cultura, Magali Quadros, destacou a importância da Feira na história e na cena cultural de Caxias do Sul nos últimos quarenta anos.
"Ao longo destas quatro décadas, a Feira não apenas sobreviveu, mas também prosperou, integrando-se de forma indissociável à identidade cultural da nossa cidade. A sua trajetória ininterrupta é uma demonstração do compromisso de Caxias do Sul com a literatura, a educação e a cultura. Estamos aqui para reafirmar a importância deste evento, que transforma Caxias em um grande palco de ideias, criações e histórias", disse.
Magali destacou ainda a relevância da atividade para os cidadãos.
"É uma oportunidade única para crianças, jovens e adultos se aprofundarem no universo da literatura e entenderem o papel fundamental que ela desempenha na formação do pensamento crítico e na construção de um futuro melhor".
Representando a Secretaria de Estado da Cultura, o diretor do Livro, Silvio Bento, falou da potência do projeto da Feira do Livro para a cultura estadual e, em especial, caxiense, anunciando que o projeto da 41ª edição já está aprovado na LIC Estadual.
"É um evento que congrega as pessoas e a comunidade à leitura. Eventos dessa natureza serão sempre motivo de apoio".
Em sua manifestação, a prefeita em exercício, Paula Ioris, disse que a Feira do Livro está linda e conclamou a todos a participar dos 17 dias da extensa e qualificada programação.
"Vamos aproveitar a Feira, pois a leitura e o que a Feira representa só são coisas boas. Quanto mais lermos, maior vai ser percepção enquanto cultura e políticas públicas".
Depois da abertura oficial, com o já tradicional toque da sineta feito pela patrona, o cantor Leo Fressato fez o show “Canções para Você Respirar”, com um a apanhado de sua trajetória de mais de 15 anos. Acompanhado de uma banda formada só por mulheres, ele apresentou um repertório de 17 músicas, deixando para o bis uma de suas composições de mais destaque, “Oração", popularizada pelo grupo curitibano A Banda Mais Bonita Da Cidade.
A programação do primeiro dia de Feira também incluiu a abertura da exposição “40 Anos em Imagens: Panorama de artistas visuais da Feira do Livro de Caxias do Sul. A curadoria do Instituto de Leitura Quindim reuniu obras de mais de 30 ilustradores, dentre os caxienses Antonio Giacomin, Carlos Henrique Iotti, Gio e Doug, Vivi Pasqual, além de criadores e artistas visuais de outros lugares do Brasil como André Neves, Ana Thomas, Lucia Hiratsuka, Marina Colasanti, Ricardo Azevedo e Roger Mello.
A feira funcionará de segunda a sábado das 9h às 19h e domingo das 12h às 19h no setor infantojuvenil. Já no setor geral a mudança é no horário de abertura que, de segunda a sábado, será às 10h. A programação vai até 13 de outubro.
Confira a programação completa no link.
Leia mais:
Círculo Saúde comemorou 90 anos e projeta novo plano de expansão
Assinado convênio de R$ 8,3 milhões para obras no Virvi Ramos, em Caxias
Forró da Serra movimenta a cena cultural de Caxias do Sul
Artigo - O impeachment do Ministro
Moradores de Flores podem concorrer a bolsas de estudos da Escola de Gastronomia
Tags:
Cultura programe-se 40ª Feira do Livro Caxias do Sul