Projeto está tramitando na Câmara Municipal. Vereadores defendem que não tenha emendas para agilizar aprovação
redacao@serraempauta.com
22.07.2021 - 15h27min
Representantes da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH) e da Prefeitura de Caxias do Sul debateram nesta quarta-feira (21), sobre o projeto de lei de Regularização Fundiária e Urbana (Reurb). Com a matéria aprovada, o Executivo pretende regularizar cerca de 600 loteamentos e mais de 80 mil lotes no município. O presidente da Comissão, vereador Wagner Petrini (PSB), comentou que o encontro serviu para tirar dúvidas sobre a proposta.
O vereador Sandro Fantinel (Patriota), coautor da iniciativa junto ao Executivo, pediu aos parlamentares que não proponham emendas, porque isso resultará na demora da aprovação no plenário.
"Eu retirei o meu projeto do protocolo e fiz parceria com a Prefeitura para agilizar a votação e se houver emendas, a parceria que fizemos não adiantará em nada", avisou.
O secretário de Urbanismo, João Uez (PSDB), ressaltou que o projeto atende a uma das principais promessas de campanha do prefeito Adiló Didomenico (PSDB). Segundo ele, há loteamentos que estão ilegais há mais de 30 anos e desde então aguardam a sua legalização, sendo que o último regularizado com interesse social, na categoria S, foi o Mariani em 2001. Já na categoria E, o último normatizado acabou sendo o Moinhos de Vento em 2020.
Para o procurador do Município, Adivandro Rech, a administração estudou quais são os problemas atuais do tema e criou dispositivos que possam dar uma fluidez maior nos processos. Atualmente, a documentação passa por várias secretarias e conforme Rech, há decisões conflitantes, que trancam a aprovação. O procurador explicou que a equipe da Prefeitura já está trabalhando em cima da minuta do decreto para publicar após a aprovação da Reurb. Com essa lei em prática, o poder público contará com uma equipe técnica na análise dos documentos, possibilitando uma agilidade maior na resolução de cada caso.
O vereador Ricardo Daneluz (PDT), também se manifestou contrário a qualquer tipo de emenda uma vez que essa situação atrasará mais a aprovação da proposta.
O parlamentar José Dambrós (PSB), sugeriu aos representantes do Executivo começar com a regularização dos loteamentos que estão mais avançados para obtenção da legalização.
O presidente do Legislativo, Velocino Uez (PTB), lembrou que está conversando e buscando detalhes sobre assunto há cinco anos, porque acredita que isso também facilitará as melhorias feitas pelo poder público nos locais, salientando que a Reurb será o principal projeto da atual legislatura.
Também participaram da reunião os vereadores Maurício Scalco (Novo), Renato Oliveira (PCdoB), Gilfredo De Camilis (PSB), Tatiane Frizzo (PSDB), Denise Pessôa (PT), Lucas Caregnato (PT) e Adriano Bressan (PTB).
Leia também:
Câmara de Caxias entrega à polícia gravações da pichação contra Bolsonaro
Bancada do PT sugere vacinação contra a covid-19 de adolescentes em Caxias
Vacinação para pessoas de 34 anos ou mais chega nesta sexta, em Caxias
Deputado estadual entrega reivindicações para mudanças no plano de concessão de rodovias
CIC de Caxias cobra tapa-buracos para evitar risco de acidentes na Rota do Sol
Tags:
Executivo Prefeitura de Caxias do Sul regularização fundiária projeto de lei tramitando Reurb loteamentos irregulares Caxias do Sul