Obra deve iniciar até o final do primeiro semestre de 2023 e tem previsão de ser concluída em dois anos
redacao@serraempauta.com
22.02.2023 - 10h49min
A Microempa de Caxias do Sul encerrou 2022 com aumento de 20% no número de associados, aumentando de 2,6 mil em 2021 para 3,1 mil no ano passado. O mesmo percentual foi registrado na quantidade de empresas que integram os 18 núcleos setoriais da Associação das Empresas de Pequeno Porte do Nordeste do RS.
É de olho nessa expansão que a diretoria da entidade pretende contruir um novo prédio, que será construído em frente ao atual endereço, no Bairro De Lazzer. O empreendimento terá cinco andares para atender à crescente demanda e disponibilizar novos espaços para os associados, como um centro de eventos e estacionamento.
O presidente reeleito para o biênio 2023-2024, Pedro Eloi Steffens, conta que as obras devem iniciar até o final do primeiro semestre. A previsão para conclusão das obras é de dois anos.
"Nosso planejamento inclui a ampliação física, parte desse trabalho já foi executado aqui em nossa sede. Como nossos núcleos são bem ativos, a realização de eventos após a pandemia foi retomada, por isso identificamos essa necessidade. Estamos pensando na Microempa do futuro", frisa Steffens.
Pensando no futuro, outros três terrenos adjacentes também já foram adquiridos.
Avaliação
Sobre o primeiro mandato à frente da Microempa, Steffens cita que, entre os trabalhos realizados, está a construção de projetos para a busca de recursos financeiros. As tarefas são divididas entre os diferentes núcleos setoriais que buscam desenvolver as empresas participantes. De acordo com ele, 16 propostas estão protocoladas em Brasília para a captação de investimentos.
O presidente também aponta o aprimoramento da gestão, principalmente durante a pandemia, quando ocorreram avanços de relacionamento. Entre eles, os políticos, quando a entidade recebeu o candidato que se reelegeu ao Palácio Piratini, Eduardo Leite (PSDB); além de uma comitiva de prefeitos do Litoral Norte gaúcho. Outra atividade foi o convite, por parte da administração do Porto de Rio Grande, para um grupo de 40 pessoas, entre diretores e empresários da Microempa, conhecer a estrutura voltada à exportação.
Ainda no período da pandemia a estrutura física da Microempa foi aperfeiçoada com a implantação de energia solar e instalação de elevador para favorecer a acessibilidade.
Por fim, o presidente comenta que um projeto para favorecer a interação com a sociedade, bem como criar relações com todas as entidades, para que os resultados cheguem aos associados, está em desenvolvimento na Microempa de forma inédita.
Por meio de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Universidade de São Paulo, 10 associações no país participam da elaboração de uma certificação que definirá um padrão de gestão. A Microempa é uma delas e, futuramente, será uma certificadora como entidade modelo.
Na região
A entidade desenvolve ações junto às micro e pequenas empresas de 30 municípios da Serra Gaúcha. O atendimento regional passou a ser mais abrangente após adesão ao Programa de Qualificação para Exportação (Peiex). O projeto, em parceria com Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), foi lançado em novembro de 2021 e tem se mostrado atrativo para empreendedores que pretendem expandir seus negócios para fora do país. O objetivo é ampliar a atuação por meio do Peiex.
Leia mais:
Após férias escolares, Visate retoma tabela de horários em Caxias
Cristina Nora Castagnotto deve assumir Secretaria da Cultura de Caxias
Sicredi Pioneira propõe repasse de R$ 2,8 milhões a projetos sociais
Pré-Conferência vai colher demandas de saúde da comunidade LGBT de Caxias
Caxias facilita solicitação de plantio de árvores para liberação de habite-se
Tags:
Ampliação da sede aumento sócios Microempa construção novo prédio Caxias do Sul