Siga nossas redes sociais
Logotipo - Com 20 mortes, Rio Grande do Sul decreta emergência por dengue | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Com 20 mortes, Rio Grande do Sul decreta emergência por dengue | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Saúde

Com 20 mortes, Rio Grande do Sul decreta emergência por dengue

Doença atinge 94% das cidades gaúchas

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Paulo H. Carvalho/Agência Brasil/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Após confirmar 20 mortes por dengue, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), declarou situação de emergência em saúde pública no Estado. Em nota, a Secretaria de Saúde informou que a medida visa o controle, prevenção e a atenção à saúde diante do risco epidemiológico à população pela epidemia de doença, atualmente presente em 94% dos municípios gaúchos.

Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

"Com a declaração de estado de emergência, o governo estadual poderá destinar recursos para combater a dengue com mais agilidade, sem os trâmites demorados e burocráticos de uma licitação, por exemplo. O decreto permite um processo ágil e célere na compra de insumos, como medicamentos e vacinas, entre outros, facilitando o enfrentamento da dengue”, destacou o comunicado do governo.

Na última segunda-feira (11), a Secretaria de Saúde lançou uma plataforma para manejo clínico de casos de dengue, permitindo a identificação do estado de saúde e do tratamento dispensado a cada paciente por meio de características, sinais e sintomas. Também foi assinada uma nota técnica conjunta com o Conselho Regional de Enfermagem que autoriza profissionais da área a requisitarem exames, sobretudo hemogramas, em casos suspeitos de dengue.

Principais sintomas

"A Secretaria da Saúde reforça a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença e a possível evolução para óbito”, concluiu a nota.

Os principais sintomas da doença, conforme relacionado no comunicado, são: febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias, dor atrás dos olhos, dor de cabeça, dor no corpo, dor nas articulações, mal-estar geral, náusea, vômito, diarreia e manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.

Números

Dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde apontam que o Rio Grande do Sul registrou - desde 1º de janeiro - 27.752 casos prováveis de dengue. Além dos 20 óbitos confirmados pela secretaria, há sete em investigação. O coeficiente de incidência da doença no Estado é de 255 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Outros regiões

Além do Rio Grande do Sul, oito unidades da federação já decretaram emergência em saúde pública por conta da explosão de casos de dengue. São eles: Acre, Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, há ainda 288 decretos municipais – a maioria em Minas Gerais.

Agência Brasil

Leia mais:
FSG, em Caxias, vai oferecer orientação gratuita sobre imposto de renda

Música eletrônica invade Praça Monteiro Lobato, em Caxias do Sul
Incêndio destrói empresa de reciclagem em Caxias do Sul
Inicia venda de ingressos para o Mississippi Delta Blues Festival, em Caxias
PPP da iluminação em Caxias atingiu quase 80% da meta de transição

Tags:

Saúde 20 mortes Rio Grande do Sul decreta emergência dengue