Siga nossas redes sociais
Logotipo - Com 13º ameaçado, Sindiserv de Caxias mobiliza para assembleia e greve | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Com 13º ameaçado, Sindiserv de Caxias mobiliza para assembleia e greve | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Contas públicas

Com 13º ameaçado, Sindiserv de Caxias mobiliza para assembleia e greve

Governo Adiló Didomenico garante pagamento na data prevista e avalia empréstimo que será pago pelo Município

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Daniela Fagundes/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O Conselho Deliberativo do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), realizou nesta terça-feira (21), reunião para tratar sobre rumores de que a Prefeitura cogitaria solicitar que os servidores façam um empréstimo para receber o 13º salário. Na próxima terça (28), às 18h30min, haverá uma assembleia no auditório do Sindicato para definir sobre a paralisação dos serviços.

De acordo com a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, a informação sobre o empréstimo ainda é extraoficial, mas foi confirmada pelo chefe de Gabinete, João Uez e pelo titular da Secretaria de Gestão e Finanças, Cristiano Becker da Silva.

"Se o pagamento do 13º salário não for honrado no tempo determinado haverá, sim, paralisação dos serviços públicos", destaca Silvana.

Dentre as pautas da categoria que são apontadas como prioridade e devem ser debatidas em reunião agendada com o Executivo na segunda (27), estão o pagamento das licenças-prêmio, a recuperação das perdas salariais, o pagamento do 13º sem empréstimo, o envio do projeto de lei que cria o fundo garantidor e o repasse do IPCA em janeiro de 2024. A luta pelo incentivo para agente comunitário de saúde e agente comunitário de endemias também deverá integrar a pauta.

De acordo com o levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a Prefeitura de Caxias contabilizou um aumento de 9,8% na receita corrente de 2023 se comparada ao mesmo período de 2022, passando de R$ 1,69 bilhão para R$ 1,85 bilhão.

Sem lei para repasse da inflação

A categoria busca desde o início da campanha salarial iniciada em março a reposição das perdas salariais que até o momento não aconteceu. O projeto de lei que autoriza a reposição ainda não foi encaminhado ao Legislativo. A projeção do IPCA/IBGE (12 meses) segundo estimativas do Bacen para data base janeiro de 2024 é de 4,58%.

Em nota, a administração do prefeito Adiló Didomenico (PSDB) garante que o pagamento do 13º salário será realizado na data prevista. Para honrar esse compromisso, o governo municipal avalia a possibilidade de recorrer a um empréstimo bancário, que, se realmente for necessário, será pago pelo Município.

Leia mais:
Feira de antiguidades ocorre no início de dezembro, em Caxias
Espetáculo de Natal será realizado neste final de semana, em Caxias
Morre ex-presidente da Câmara de Caxias Harty Moisés Paese
Câmara de Caxias do Sul aprova dossiê da violência contra negros
Procon Caxias do Sul monitora promoção Black Friday

Tags:

Contas públicas Sindiserv mobiliza 13º salário ameaçado assembleia greve Adiló Didomenico avalia empréstimo Prefeitura de Caxias do Sul Caxias do Sul