De autoria coletiva, documento foi aprovado de forma unânime pelos parlamentares
redacao@serraempauta.com
20.04.2021 - 19h22min
A Câmara Municipal de Caxias do Sul aprovou, por unanimidade, na sessão desta terça-feira (20), o pedido de informações com 35 questionamentos que envolvem a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca). De autoria coletiva, o documento é encabeçado pela vereadora Denise Pessôa (PT). Agora, pela Lei Orgânica, a prefeitura tem até 30 dias para encaminhar as respostas ao Legislativo.
Com déficit nos últimos anos, os oito vereadores que assinam a matéria querem entender a situação das diversas áreas da Companhia. Os legisladores pedem o balancete da data de 28 de fevereiro de 2021, com abertura de contas de ativo e passivo e contas de resultado, receitas e despesas do mês e acumulado do primeiro bimestre 2021; e qual o índice de liquidez geral, considerado ativo circulante em relação ao passivo circulante em 31 de dezembro de 2020 e o mesmo índice também em 28 de fevereiro de 2021.
Outro questionamento é sobre o resultado econômico da empresa no primeiro bimestre de 2021. Os investimentos dos dois primeiros meses do ano devem ser especificados por valores destinados.
A Codeca deve informar, ainda, qual é o número de caminhões na frota e quantos estão fora de atividade por problemas mecânicos ou de manutenção, além de quantos estão em operação permanentemente. O documento aborda também os carros pequenos da instituição, principalmente aqueles que têm problemas mecânicos e estão fora de uso.
Denise afirmou que o requerimento está completo e se aprofunda em diversos temas referentes à Companhia e necessários para avaliação por parte dos vereadores.
"Nós precisamos olhar essas informações de forma mais profunda, porque a cada dia que passa a Codeca acaba tendo problemas", disse a petista.
Maurício Scalco (Novo) voltou a salientar que os problemas são antigos, destacando que hoje a empresa registra R$ 30 milhões em prejuízos.
"Precisamos de transparência no uso do dinheiro público e em sua boa utilização", afirmou.
Em março de 2021, a direção da Codeca apresentou de forma pública a situação financeira da Companhia, apresentando esse prejuízo apontado por Scalco. Os valores são do período de 2016 a 2020.
Os legisladores solicitam, também, os balancetes do período informado, contendo receitas e despesas de cada ano.
Atualmente, a instituição tem contratos de prestação de serviços com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (SMEL), Canil Municipal, cemitérios, praças, parques e jardins. O requerimento busca que sejam esclarecidos, ainda, vigência e prazo de vencimento e se esses contratos serão renovados.
Também se manifestaram favoráveis ao pedido de informações os vereadores Adriano Bressan (PTB), Estela Balardin (PT), Juliano Valim (PSD), Lucas Caregnato (PT), Maurício Marcon (Novo), Olmir Cadore (PSDB), Wagner Petrini (PSB) e José Dambrós (PSB).
Leia também:
Escritório responsável pelo plano geral da Maesa apresenta diagnóstico inicial à Prefeitura de Caxias
Coordenadorias articulam ações em defesa das mulheres da Serra
Justiça suspende lei que alterou idade mínima para demolição de prédios sem parecer do Compach de Caxias
Comissão da Câmara de Caxias indica destino dos R$ 500 mil do escritório de advocacia para o caso Magnabosco
Tags:
Legislativo Câmara de Vereadores de Caxias do Sul pedido de informações Codeca Caxias do Sul