Esse é um dos 1,2 mil locais mapeados e que são limpos periodicamente
redacao@serraempauta.com
03.03.2023 - 16h15min
A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) limpou a área de descarte irregular, na qual a Secretaria do Meio Ambiente (Semma) flagrou dois infratores descartando lixo, por meio de armadilhas fotográficas.
Leia mais:
Secretaria do Meio Ambiente flagra mais dois descartes de lixo irregular em Caxias
No trabalho, que durou praticamente dois dias, foram retirados cinco caminhões caçamba ou 25 toneladas de todo tipo de resíduo. O local é limpo periodicamente pela Codeca, pois é um dos 1,2 mil pontos de descarte irregular mapeados na cidade.
A infração de descartar irregularmente resíduos em Caxias implica em multa mínima de R$ 2 mil. A multa para essas situações é prevista em diversos artigos da lei municipal. O artigo 36 da Lei 376/2010 estabelece que "Não é permitido depositar, dispor, descarregar, enterrar, infiltrar ou acumular no solo resíduos de qualquer natureza que alterem as condições físicas, químicas ou biológicas do meio ambiente".
Com a Campanha Nosso Papel Depende do Seu, a Codeca disponibiliza para a população um canal de denúncia para estes casos de descarte em áreas verdes e em contêineres. Fotos e vídeos podem ser encaminhados pelo WhatsApp (54) 9215-1788.
Os flagrantes são encaminhados para os fiscais da Semma para notificação e/ou multa e a limpeza do descarte incorreto. Desde o lançamento do canal, em junho de 2022, a Codeca recebeu 312 contatos com denúncias, flagrantes e pedidos de informações de como descartar corretamente os resíduos de grande porte.
Leia mais:
Zoológico da UCS, em Caxias, se despede do puma Zaki, aos 19 anos
Festival Encontro de Bambas está mantido mesmo com previsão de chuva em Caxias
Sindicato dos Professores traz a filósofa Viviane Mosé para Caxias
Prefeito de Caxias solicita recursos para saúde e o aeroporto de Vila Oliva
10 motivos para conferir a Festa das Colheitas, em Caxias do Sul
Tags:
Dois dias de limpeza Codeca recolhe 25 toneladas lixo área flagrante descarte irregular Caxias do Sul