Móveis, eletrodomésticos e restos de madeira são coletados mediante agendamento
redacao@serraempauta.com
14.10.2021 - 15h20min
Os funcionários da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) têm encontrado, diariamente, materiais de grande porte descartados incorretamente junto aos resíduos domésticos, em lixeiras comuns e nos contêineres da coleta mecanizada. Estes materiais vão de móveis, principalmente sofás, a eletrodomésticos e restos de madeira.
Para evitar o descarte incorreto, a Codeca informa que oferece três opções gratuitas para que a comunidade descarte estes itens corretamente. Móveis, eletrodomésticos, eletrônicos em bom estado podem ser entregues no Ecoponto da Codeca, que os encaminha a famílias cadastradas no serviço. O Ecoponto funciona na Codeca, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, das 7h às 13h.
Outra opção é a Operação Bota-Fora. No dia da operação (divulgado com antecedência) a comunidade pode descartar na rota da linha do transporte coletivo o que não ocupa mais. O Bota-Fora é realizado nos bairros conforme o cronograma do programa Luz, Cor e Flor da Prefeitura de Caxias.
E há ainda a possibilidade da população realizar o agendamento para que a Codeca busque estes materiais nas residências, de acordo com a disponibilidade. O Alô Codeca, atende pelo telefone 3224-8000, funciona das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.
De acordo com a diretora-presidente da empresa, Helen Machado (PSDB), a Codeca tem a responsabilidade de recolher os resíduos urbanos, mas não pode deixar a comunidade sem o atendimento quando há outro tipo de descarte.
Helen reforça ainda que, por lei, a Codeca não pode recolher materiais de construção. Estes devem ser destinados às empresas de caliças específicas para este tipo de resíduo.
A partir do dia 18 de outubro a Codeca estará disponibilizando apenas as referidas modalidades para a coleta destes materiais.
"A adequação foi necessária para evitar problemas ocasionados em nossos veículos que não foram desenvolvidos para este tipo de recolhimento, já que a maior parte destes materiais são rígidos e de grande porte. Ao compactar estes resíduos, há quebra de mangueiras, pistões e até da concha, causando prejuízo financeiro à empresa e a retirada do veículo da operação diária da coleta da cidade para que seja consertado. Reiteramos também que a Codeca não pode recolher materiais de construção. Estes matérias precisam de uma coleta específica que deve ser contratada de forma individual", alerta a presidente da Codeca.
Leia mais:
Passaporte vacinal para eventos será obrigatório no RS
Prefeitura de Caxias lança Portal do Cidadão integrado ao sistema do Governo Federal
Juliano Valim protocola denúncia contra Sandro Fantinel na Comissão de Ética
Vereador do PSB, de Caxias, apresenta projeto para criar o Banco do Brinquedo e do Livro
Secretaria estadual da Saúde repassa R$ 15 milhões para ampliação do Hospital Geral de Caxias
Tags:
Cidade Codeca descarte materiais de grande porte agendamento Caxias do Sul