Merendeiras iniciaram o trabalho nesta quarta-feira. Já as auxiliares de limpeza começaram nesta quinta
redacao@serraempauta.com
14.07.2022 - 16h12min
A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) assumiu nesta semana os serviços de merenda e limpeza das escolas da rede municipal de ensino de Caxias do Sul. As merendeiras estão nas escolas desde quarta-feira (13). Já as auxiliares de limpeza iniciaram o trabalha nesta quinta (14).
Leia mais:
Prefeitura vai pagar benefícios de funcionárias da merenda e limpeza de escolas municipais de Caxias
Ao todo, após processo seletivo emergencial, 432 profissionais passam a atuar em uma estrutura que abrange a própria Secretaria da Educação (Smed), Central de Matrículas e setor de manutenção, além das 83 escolas de ensino fundamental, garantindo refeições saudáveis e ambiente higienizado para um contingente de mais de 34 mil estudantes e cerca de 3,5 mil servidores.
Com isso, o Executivo municipal busca qualificar o atendimento e regularizar o pagamento dos salários e benefícios das trabalhadoras. Há meses, a empresa terceirizada atrasava o pagamento, o que provocava constantes desgastes e interrupções, mesmo com o cumprimento pontual de todos os pagamentos por parte da administração municipal.
"Precisamos garantir o serviço nas escolas. E a Codeca foi criada para ser um braço da administração nestas questões. O sistema anterior entrou em colapso e não poderíamos esperar mais. Quem falhou com as trabalhadoras foi a empresa. A Codeca, por outro lado, jamais deixou um centavo de passivo para o Município. E agora está absorvendo mais um trabalho. A Codeca está favorecendo o Município, está vindo em socorro de Caxias do Sul", afirma o prefeito Adiló Didomenico.
A agilidade na transição entre a contratada anterior e a nova prestadora dos serviços de alimentação e limpeza exigiu esforço concentrado da administração municipal, em múltiplas frentes e horas de trabalho, a fim de cumprir todas as exigências legais, garantindo a continuidade do atendimento e também resguardando os direitos das trabalhadoras.
Além dos valores correspondentes aos vales alimentação e transporte já antecipados anteriormente, o Município também já confirmou o pagamento de todos os dias trabalhados pelas profissionais durante o período de transição. Cada caso terá análise e encaminhamento individual.
"A Codeca é uma empresa de economia mista, que tem parte pública. Portanto, é obrigada a cumprir ritos e protocolos para contratações. O processo seletivo transcorreu de maneira pública e todas as candidatas tiveram oportunidade de se inscrever e disputar vaga. Se trata de um contrato emergencial, com validade de julho a dezembro. Em paralelo, será preparado um concurso público e, portanto, haverá uma nova oportunidade para quem não conseguiu entrar agora", observa a diretora-presidente da Companhia, Maria de Lourdes Fagherazzi.
Todo o processo seletivo passou por uma comissão. A escola de destino das profissionais contratadas será definida a partir de uma lista de três opções apresentadas pelas próprias trabalhadoras, por ordem de preferência, no momento da inscrição.
Leia também:
Coro Juvenil do Moinho/UCS se apresenta domingo no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul
Fiscalização aplica mais de 1 mil multas no semestre em Caxias do Sul
Mais de 24 mil pessoas faltaram a consultas na rede pública no primeiro semestre de 2022
Prefeitura de Caxias do Sul protocola na Câmara projeto que atualiza as regras da Guarda Municipal
Escritório de advocacia registra crescimento de 50% nos processos de divórcios em Caxias do Sul
Tags:
Codeca assume serviços merenda limpeza escolas municipais Caxias do Sul