Siga nossas redes sociais
Logotipo - Cleo Araujo é a primeira transexual a entrar para a Galeria de Vereadoras da Câmara de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Cleo Araujo é a primeira transexual a entrar para a Galeria de Vereadoras da Câmara de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Legislativo

Cleo Araujo é a primeira transexual a entrar para a Galeria de Vereadoras da Câmara de Caxias

Descerramento da fotografia da suplente do PT aconteceu nesta segunda-feira

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Tales Armiliato/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Acompanhada de familiares, amigos e também de integrantes do Partido dos Trabalhadores, Cleonice Araujo, a Cleo, entrou para a Galeria de Vereadoras da Câmara de Caxias do Sul. A cerimônia aconteceu no final da tarde desta segunda-feira (29). Cleo é a primeira parlamentar transexual a assumir uma cadeira nos 129 anos do Legislativo.

Leia mais:
Caxias do Sul deve ter primeira vereadora trans
Cleo Araújo é a primeira vereadora trans da história de Caxias do Sul

Emocionada, fez seu discurso em poucos minutos abordando a luta em favor dos excluídos e as minorias presentes na sociedade.

"Que este espaço seja, com nosso registro, aquele que abriga aos que passam por injustiças e estão distantes de uma sociedade igualitária. É por eles e elas que luto todos os dias. Precisamos buscar uma sociedade mais fraterna, sem diferenças", finalizou Cleo durante seu pronunciamento.

O ato oficial respeitou os decretos de distanciamento em tempos de pandemia. Com o descerramento da fotografia da terceira suplente do PT, Cleo é a 18ª mulher a ocupar espaço na galeria.

O presidente da Câmara, vereador Velocino Uez (PTB), elogiou Cleo pela sua coragem, enfrentando por tantas vezes o preconceito e a indiferença da sociedade.

"Cleo não deixa apenas seu retrato na Galeria de Vereadoras desta Casa. Ela deixa sua história cheia de significados. É preciso reconhecer que nossa rotina deve ser levada com respeito ao próximo. Isso não parte só dos outros, mas de cada um de nós", completou Uez.

Também participaram do ato, a diretora de Proteção Social da Secretaria Municipal da Segurança Pública e Proteção Social, Suely Rech; a titular da Coordenadoria da Mulher de Caxias do Sul, Tamyris Padilha; o deputado estadual, Pepe Vargas (PT); os vereadores do PT Denise Pessôa, Estela Balardin e Lucas Caregnato. Também esteve presente a ex-vereadora Ana Corso.

Histórico

Cleo nasceu em 15 de agosto de 1979, em Rio Branco/MT, é filha de Luiz Inocêncio de Araujo e Joana Rocha de Araujo e mora em Caxias há 17 anos. A petista cursa Direito no Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), é artesã e ativista do movimento LGBT. Além disso, a suplente é presidente do Conselho Estadual de Políticas LGBT, do Conselho Municipal de Direitos Humanos e da ONG Construindo Igualdade, a qual acolhe à população LGBT.

A vereadora suplente ingressou no parlamento no dia 14 de setembro de 2021, para substituir Lucas Caregnato, que se encontrava em licença-paternidade. Nas eleições de 2021, ela somou 1.045 votos.

Leia também:
Executiva do MDB de Caxias do Sul tem novo presidente
Projeto que trata sobre o patrimônio histórico recebe três emendas
Festa da Uva e Codeca detalham motivos para aporte financeiro
Defesa pede arquivamento de denúncia contra Sandro Fantinel
Primeira etapa do novo Centro Cultural de Nova Pádua avança

Tags:

Legislativo Câmara de Vereadores de Caxias do Sul Cleonice Araújo Cleo Galeria das Vereadoras primeira transexual Caxias do Sul