Ao todo serão beneficiados 2.613 alunos
redacao@serraempauta.com
09.10.2024 - 18h09min
Como forma de melhorar as atividades voltadas à educação ambiental, do mesmo modo que usufrui de energia calorífica e biofertilizante natural em próprio benefício nas dependências escolares, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga) está implantando 10 sistemas biodigestores em escolas de cinco municípios: Guaporé, Antônio Prado, Santa Tereza, São Marcos e Garibaldi.
Ao todo serão beneficiados 2.613 alunos. O projeto atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O equipamento e o processo de biodigestão anaeróbia também abrem portas para inúmeras áreas de estudo para alunos, desde a correta separação e destinação dos resíduos, até assuntos mais profundos, tais como: microbiologia e ação de microrganismos, fotossíntese, decompositores, gases entre outros.
Para determinar as escolas a serem contempladas com os sistemas, verificou-se a disponibilidade de local para instalação do equipamento, bem como espaço físico e acesso ao sol durante grande parte do dia.
Uma grande quantidade de resíduos sólidos orgânicos provenientes da merenda escolar é descartada diariamente, sendo destinada para aterros sanitários onde ficam sem nenhum aproveitamento, e ainda, nesses locais, existe a liberação de gás metano derivado do processo de decomposição dos resíduos.
É importante compreender que o gás metano solto no ar agrava o efeito estufa, além de outros efeitos prejudiciais à atmosfera e ao ambiente. Estes resíduos poderiam ser muito bem reaproveitados se utilizados no processo de biodigestão, que ao fermentar, sintetizam um biogás natural (rico em gás metano e dióxido de carbono, mas isolados) que pode ser utilizado na cozinha das escolas para produzir as refeições dos educandos, e ainda gerar biofertilizante que pode ser utilizado na própria horta da escola ou para manutenção de áreas verdes das instituições.
A redução de resíduos orgânicos descartados em todo âmbito municipal confere economia aos cofres públicos, uma vez que resulta em menor quantidade de toneladas de resíduos sendo destinados a aterros sanitários.
No âmbito de preservação e conservação ambiental, poluições ambientais são evitadas, protegendo lençóis d'água que muitas vezes são contaminados devido a vazamentos de chorume. Vetores também são controlados, visto que há diminuição de moscas, ratos e outros agentes patológicos.
Um técnico da empresa fornecedora dos biodigestores, juntamente com o Cisga promoveu recentemente, em Guaporé, capacitação para servidores das escolas, bem como para os responsáveis em instalar os equipamentos. O projeto também promoverá atividades referentes à educação ambiental com educandos dos municípios, especialmente quanto a correta separação, destinação dos resíduos sólidos domiciliares, além de abordar a preservação ambiental.
O projeto conta com recursos do Governo Federal através do Ministério do Meio Ambiente para sua execução.
Leia mais:
CSG amplia recuo na RS-122 no acesso a Forqueta, em Caxias do Sul
Consórcio registra que 26% dos protocolos são para troca de lâmpadas funcionando em Caxias
Prefeitura de Caxias do Sul abre edital para o Fiesporte 2025
Aanergs empossa diretoria executiva para biênio 2024/2025, em Caxias
Inaugurada escola de Educação Infantil no Desvio Rizzo, em Caxias
Tags:
Geral educação ambiental Cisga beneficia 10 escolas cinco municípios biodigestores