Projeto deverá reunir mais de 200 alunos e visa a produção de minidicionários em formato fanzine
redacao@serraempauta.com
29.03.2023 - 17h19min
Mais cinco escolas do Ensino Fundamental da rede municipal de Caxias do Sul serão contempladas com o projeto Palavras Mágicas. As escolas Guiseppe Garibaldi, Machado de Assis, Renato João Cesa, Luciano Corsetti e Américo Ribeiro Mendes, do bairro Mariland receberão a palestra A Origem das Palavras Mágicas, realizada pelo idealizador do projeto, o escritor Virgilio Canever. As instituições também serão contempladas com oficinas de escrita criativa, ministradas pela escritora e professora Adriana Antunes. A segunda e última etapa das atividades inclui os alunos do 5º ao 9º ano das escolas.
Ao todo o projeto vai abranger um público de mais de 200 alunos, os quais recebem um exemplar do livro "Palavras Mágicas – Dicionário do bem, um novo jeito de educar". Na palestra, Canever apresenta como foi o trabalho de pesquisa para encontrar as 52 palavras mágicas e como elas podem ser usadas no dia a dia, dando uma introdução para os trabalhos da oficina de escrita criativa.
Os estudantes são incentivados a pensar sobre quais palavras escolheriam para compor seus próprios minidicionários, com a seleção de cerca de 12 palavras. A partir disso, passam a organizar um minidicionário no formato fanzine gaita, trabalhando o significado da palavra escolhida, caligrafia, organização e a produção da capa e contracapa da publicação. Além disso, os participantes têm contato com diferentes tipos de conceitos e referências e são desenvolvidas habilidades de leitura e interpretação de textos. Isso permite que ampliem o repertório tanto da escrita quanto da leitura, assim como se tornam autores da produção.
Com o objetivo de ter uma produção textual criativa do minidicionário, a escuta atenta dos estudantes e a formulação de perguntas são usadas nas oficinas e na palestra, explorando a oralidade como forma de facilitar o processo de interpretação de falas e a retirada de informações significativas para esta construção conceitual. As oficinas para produção textual são uma oportunidade para o desenvolvimento de competências cognitiva, comunicativa e cultural, explorando a criatividade através do pensamento reflexivo, da capacidade de criar conceitos, assim como do diálogo entre as diferentes linguagens.
Os trabalhos serão publicados nas redes sociais do projeto e serão realizadas ainda oito lives pelo canal do YouTube, falando sobre as palavras mágicas mais escolhidas em cada escola e pelo público, através de uma pesquisa que estará disponibilizada nas redes sociais.
Para a responsável pelas oficinas, Adriana Antunes, participar do projeto Palavras Mágicas e estar em sala de aula com as crianças e adolescentes é, não somente ajudá-las a ampliar o repertório, aprendendo novas palavras, mas, e principalmente, apresentar a elas uma outra possibilidade de construção simbólica da língua materna e do próprio viver.
Agenda
:: 30/03 - Guiseppe Garibaldi;
:: 6/04 - Machado de Assis;
:: 20/04 - Renato João Cesa;
:: 27/04 - Luciano Corsetti;
:: 4/05 - Américo Ribeiro Mendes.
Leia mais:
Frente Parlamentar desenvolve capacitação para atendimento de autistas em Caxias
Rafael Bueno afirma que Hospital Geral está vendendo 20% dos serviços para o setor privado
Prefeitura de Caxias busca recursos para abrir ambulatório à população trans
Zoológico da UCS recebe dois novos moradores em março
Infraero sinaliza com proposta de operação para Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias
Tags:
Projeto Palavras Mágicas cinco escolas Ensino Fundamental Caxias do Sul palestras oficinas escrita criativa Virgilio Canever Adriana Antunes