Médicos de laboratório de Campinas trouxeram diferentes aplicações para tratamento de doenças
redacao@serraempauta.com
23.04.2024 - 16h42min
O Hospital Beneficente São Carlos (HBSC) foi palco de discussões voltadas à área de inovação em saúde. O painel "Medicina Regenerativa Avançada: Ambiente Regulatório e Criação de Produtos de Terapias Avançadas" ocorreu no auditório do hospital, na semana passada. Os médicos da instituição tiveram acesso a informações sobre o que há de mais moderno acerca de tratamentos à base de células-tronco medicinais no Brasil e no mundo.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
Mediado pelo médico Asdrubal Falavigna, vice-reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e membro do corpo clínico do HBSC, o evento contou com as apresentações dos palestrantes Francisco Maciel Júnior, diretor médico da R.Crio, e Walker Jeveaux, diretor-executivo da R.Crio.
Na oportunidade, eles abordaram a regulamentação que envolve esse tipo de procedimento, o andamento das pesquisas em torno da Medicina Regenerativa Avançada e trouxeram exemplos de testes e aplicações que já estão ocorrendo no campo científico.
Dentro da Terapia Avançada desenvolvida no Brasil e que se encontra em fase final de pesquisas clínicas, o palestrante Francisco Maciel Júnior destacou o uso em crianças que nasceram com a fenda palatina.
Um estudo clínico, já em fase final para registro, trará uma nova forma de cura. Ao invés de a criança ser submetida a duas cirurgias invasivas para coletar uma parte do osso do ilíaco para fazer uma enxertia óssea na área deformada, esta nova técnica vai utilizar um medicamento biológico, a partir de células-tronco da própria criança, para a sua cura.
"As células-tronco presentes nos dentinhos de leite possuem um potencial de se transformar em osso, dentre outros tecidos, para regenerar a área da fenda. Essa terapia é mais rápida e muito menos invasiva, além de ser natural, porque usa o próprio organismo para prover as condições necessárias para a cura", acrescentou.
Durante o evento, que fez parte do calendário comemorativo aos 90 anos do HBSC, comemorados em 2024, os representantes do laboratório colocaram-se à disposição dos profissionais do Hospital São Carlos para o compartilhamento de técnicas e apoio no desenvolvimento de pesquisas clínicas.
Para a superintendente da instituição, o painel foi é um marco para estimular os profissionais de medicina a investirem em estudos técnico-científicos dentro do hospital.
"Temos estrutura e corpo médico qualificado para dar essa virada e transformar o São Carlos em referência também na área de pesquisa. Queremos que soluções para os problemas de saúde possam sair daqui de dentro, beneficiando não apenas os nossos pacientes, mas toda a população", projeta Janete Toigo D'Agostini.
Além do HBSC, o evento teve a parceria da Universidade de Caxias do Sul, Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), Sociedade Brasileira de Terapia Celular e Medicina Regenerativa (Sobracel) e R.CRIO Células-Tronco.
Leia mais:
Doa Caxias estreia marca nova no Dia Mundial da Criatividade, em Caxias
CSG solicita cadastramento de veículos oficiais em pedágio free flow
Codeca, de Caxias do Sul, divulga superávit de R$ 862 mil em 2023
Confirmada chapa com Denise Pessôa e Alceu Barbosa Velho à Prefeitura de Caxias do Sul
Agência de Caxias assume a assessoria de imprensa da Unimed Nordeste-RS e do 33º FestiQueijo
Tags:
Saúde cientistas apresentam pesquisas células-tronco Hospital São Carlos Farroupilha