Foram recebidos Maurício Marcon, Claudio Branchieri, Guilherme Pasin e Pepe Vargas
redacao@serraempauta.com
02.11.2022 - 15h52min
A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul promoveu na segunda-feira (31), o segundo encontro de aproximação com os deputados federais e estaduais eleitos por Caxias do Sul e região, ausentes na primeira reunião de trabalho ocorrida no dia 5 de outubro.
Na oportunidade, reuniu o deputado estadual eleito Claudio Branchieri (Podemos), o deputado federal eleito Maurício Marcon (Podemos), o deputado estadual reeleito Pepe Vargas (PT) e o deputado estadual eleito por Bento Gonçalves, Guilherme Pasin (PP). O deputado estadual reeleito por Nova Petrópolis Elton Weber (PSB) e o senador eleito pelo Rio Grande do Sul, Hamilton Mourão (Republicanos), atual vice-presidente da República, alegaram incompatibilidade de agendas, disponibilizando-se para encontros futuros.
O presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, salientou o objetivo da entidade com a agenda que foi, além de gerar proximidade e interação, mostrar disponibilidade para a construção de bons projetos e de boas pautas para o desenvolvimento de Caxias e da região juntamente com os deputados eleitos. Na mesma linha de diálogo ocorrido com a deputada federal eleita Denise Pessôa (PT) e Neri, O Carteiro (PSDB) em ocasião anterior, Loro enfatizou os princípios que regem a CIC como ética e transparência na administração pública, base para as pautas defendidas pela entidade: democracia, liberdade econômica, redução do tamanho do Estado e da dívida pública, reformas estruturantes, incentivo ao crescimento econômico e modernização da educação.
Loro reiterou ainda sobre a necessidade de se avançar na construção das concessões das rodovias que formam o Bloco 3 (Serra e do Vale do Caí), do aeroporto de Vila Oliva, do porto do Litoral Norte gaúcho, enfrentamento à "Guerra Fiscal", e a busca por investimentos de grande impacto econômico em operações mais robustas.
Primeiro a se apresentar, Branchieri sinalizou como bandeira defender a qualificação do cidadão por meio da educação e a modernização do Estado, a qual entende como "único caminho para a prosperidade".
Marcon frisou que se empenhará para trabalhar por emendas parlamentares aos projetos da Serra Gaúcha, além de marcar oposição a proposições que não se identifica.
Eleito por Bento, Pasin inclui nas suas pautas atenção no direcionamento de investimentos em prol da região, uma vez que "há muito tempo está desassistida na proporção de tudo o que gera para o Estado e a União", além de defender um Estado mais enxuto, gestão da educação e visibilidade ao projeto do porto do Arroio do Sal.
A pauta da saúde pública foi destaque no posicionamento de Pepe, que afirma iminente colapso no sistema hospitalar, de acordo com o que tem acompanhado, mas com esperança na retomada de um financiamento de recurso mais rigoroso na área por parte do Governo Federal. Também destacou a importância de investimento na restauração de escolas públicas.
Loro reforçou a importância da destinação de emendas, mas principalmente da atuação firme e determinada dos deputados eleitos em prol das pautas da região.
"Nós precisamos da defesa dos projetos da região nas instâncias de poder. Se a gente não tiver ninguém lá para defender o nosso viaduto, a nossa duplicação, o nosso aeroporto, o nosso porto, os assuntos terminam esquecidos. E é esse o papel que nós esperamos dos senhores nas esferas em que nos representam", avaliou Loro.
Leia também
Bolsonaro faz primeiro pronunciamento após derrota nas eleições
Codeca abre processo seletivo para motorista e capinador em Caxias
Prorrogadas as inscrições para o Casamento Comunitário de Caxias
Vitrine Propaganda e Marketing, de Flores da Cunha, completa 15 anos
Confira a programação para o Dia de Finados na Serra
Tags:
Eleições 2022 CIC Caxias Sul Bento Gonçalves deputados eleitos Maurício Marcon Claudio Branchieri Guilherme Pasin Pepe Vargas