Siga nossas redes sociais
Logotipo - Cetec homenageia produções gaúchas e ex-alunos cineastas, em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Cetec homenageia produções gaúchas e ex-alunos cineastas, em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Festival de cinema

Cetec homenageia produções gaúchas e ex-alunos cineastas, em Caxias

2º Cine Cetec leva o nome de Alvorada e ocorre entre os dias 7 e 11 de abril, na UCS e no Sesc

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Bruno Zulian/Divulgação
Foto Principal - Notícia

No ano em que o cinema nacional ficou em evidência com a conquista do primeiro Oscar brasileiro e um ano depois do Rio Grande do Sul ter vivido a sua maior tragédia climática, a segunda edição do Cine Cetec pretende elevar a autoestima dos gaúchos ao destacar filmes produzidos no Rio Grande do Sul.

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Neste ano, o festival de cinema promovido pela Escola de Ensino Fundamental, Médio e Técnico da Universidade de Caxias do Sul (Cetec-UCS), em parceria com o Sistema Fecomércio RS – Sesc Caxias do Sul, ganhou o nome de Alvorada para homenagear o cinema gaúcho.

A mostra ocorre entre os dias 7 e 11 de abril no UCS Cinema e na unidade do Sesc em Caxias. A programação contará com uma exibição ao ar livre, no pátio do Cetec, no dia 10 de abril, às 20h, do filme O Mercado de Notícias, de Jorge Furtado, um dos maiores nomes do audiovisual gaúcho. Em caso de chuva, o documentário será exibido no UCS Cinema.

Aproveitando o ano em que o Cetec completa três décadas de sua fundação, o festival de cinema também homenageia a própria história da escola, já que elenca filmes assinados por ex-alunos que se destacam como cineastas, caso de William Valduga, Bruno Polidoro, Lívia Pasqual e Letícia Friedrich. Eles vão participar de sessões comentadas, outra novidade dessa edição.

A programação concentra-se no período diurno para contemplar um maior número de estudantes de Ensino Fundamental e Médio, mas também contará com duas sessões noturnas abertas à comunidade regional. Elas serão gratuitas, pois o intuito do projeto é o incentivo ao cinema e às produções artísticas e criativas.

A curadoria da mostra é da jornalista Babiana Mugnol, da Comunicação do Cetec e do diretor e produtor audiovisual Juliano Carpeggiani, professor de Cinema.

O Cine Cetec é um evento preparatório ao Cetec Festival, o maior festival de teatro estudantil do Estado, que vai ocorrer entre os dias 14 e 18 de julho no UCS Teatro, em Caxias. O evento entrou para o calendário oficial do Município no ano passado e também completa 30 anos em 2025.

Confira a programação

7 de abril, segunda-feira

:: 8h15min, UCS Cinema - A Colmeia. De Gilson Vargas (2019). Ficção, 16 anos, 1h41min. Sessão comentada com o diretor de fotografia do filme e ex-aluno do Cetec, Bruno Polidoro.

:: 13h30min, UCS Cinema - Primum – O Grande Livro Mágico. De Nando Lemes (2013). Ficção, livre, 1h34min. Sessão comentada com o diretor do filme, Nando Lemes.

8 de abril, terça-feira

:: 13h30min, UCS Cinema - Antes que o Mundo Acabe. De Ana Luiza Azevedo (2009). Drama, 10 anos, 1h37min.

9 de abril, quarta-feira

:: 8h15min, UCS Cinema - Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes. De Bruno Polidoro e Cacá Nazario (2013). Documentário, 10 anos, 1h14min. Sessão comentada com o diretor do filme e ex-aluno do Cetec, Bruno Polidoro, e com a ex-aluna do Cetec, Letícia Friedrich.

:: 10h e 14h, Sesc Caxias do Sul - Primum – O Grande Livro Mágico. De Nando Lemes (2013). Ficção, livre, 1h34min. Sessão para alunos do Criar Sesc Caxias do Sul.

10 de abril, quinta-feira

:: 8h15min, UCS Cinema - Aos Olhos de Ernesto. De Ana Luiza Azevedo (2020). Drama, 12 anos, 2h03min. Sessão comentada com o diretor de arte do filme e ex-aluno do Cetec, William Valduga.

11h, UCS Cinema - CineLAB – Curta documental "Corpos", produzido pelos alunos do projeto LABMais. Classificação Livre. Sessão comentada com Shaiane Giusti, coordenadora do projeto, e Mika, aluna.

:: 13h30min, UCS Cinema - Morro do Céu. De Gustavo Spolidoro (2009). Drama, 12 anos, 1h11min. Sessão comentada com o diretor, Gustavo Spolidoro.

:: 20h, estacionamento do Cetec - O Mercado de Notícias. De Jorge Furtado (2014). Documentário, 10 anos, 1h34min.

11 de abril, sexta-feira

:: 8h15min, UCS Cinema - Os Bravos Nunca se Calam. De Marcio Schoenardie (2019). Comédia, 14 anos, 1h44min.

:: 20h, UCS Cinema - Hamlet. De Zeca Brito (2024). Drama, 12 anos, 1h27min. Sessão comentada com os diretores de fotografia do filme e ex-alunos do Cetec, Bruno Polidoro e Lívia Pasqual.

Leia mais:
Inicia mutirão de recolhimento de podas de árvores em Caxias do Sul
Moradias são interditadas após rachaduras em paredes, em Caxias
Duas noites de blues, jazz e arte em Flores da Cunha
PPP já modernizou 63% da iluminação pública de Caxias do Sul
Feira de antiguidades reúne relíquias cheias de história em Caxias do Sul

Tags:

Cultura festival de cinema Cetec homenageia produções gaúchas ex-alunos cineastas Caxias do Sul