Em cinco noites de espetáculos, o maior festival estudantil do gênero no Estado reunirá cerca de 700 estudantes no UCS Teatro
redacao@serraempauta.com
04.07.2024 - 18h44min
O Cetec Festival 2024, maior festival estudantil de teatro do Estado, vai promover um resgate histórico cultural. O evento ocorre entre os dias 8 e 12 de julho. Com o tema: "150 Anos da Imigração Italiana no RS: Um Intercâmbio Permanente", o UCS Teatro vai virar palco para uma viagem que busca transportar a plateia para discussões e reflexões sobre como a chegada destes imigrantes, em 1875, moldou as pessoas e seus lugares.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
Nesta edição, os estudantes do Ensino Médio da Escola de Ensino Médio e Técnico da Universidade de Caxias do Sul (UCS) – Cetec UCS, levarão ao palco 17 peças de teatro, além do espetáculo de abertura com os integrantes das aulas de dança, canto, música, ateliê literário, desenho e pintura, cinema e das esquetes teatrais.
Ao todo, cerca de 700 alunos estarão envolvidos nas apresentações, atuando tanto no palco, quanto nos bastidores, já que o festival, promovido desde 1995, é resultado de um trabalho integrado que engloba desde a elaboração dos roteiros, figurinos e cenários à interpretação de personagens, operação de som, iluminação e a direção do espetáculo.
Para a coordenadora artística do Cetec Festival, Liliane Maria Viero Costa, a edição deste ano surpreenderá na abordagem ampla do tema.
"Com as peças, conseguiremos ter um panorama desde a saída dos italianos para o Brasil às dificuldades encontradas na chegada e conquistas na nossa região. Tudo isso com muita criatividade, drama, ficção e também humor", adianta a professora.
A diretora do Cetec, Ana Cristina Possapp Cesa, ressalta que, com a temática deste ano, o Festival fará uma homenagem à ancestralidade.
"Na pesquisa, muitos dos estudantes conheceram mais sobre os próprios antepassados ou mesmo sobre a história regional. Como o Festival também é um momento de confraternização familiar, será também uma homenagem a todos que deixaram um legado para o Rio Grande do Sul. E, neste momento que estamos vivendo, de reconstrução de um Estado, talvez um dos ensinamentos mais importantes do imigrante seja a coragem de recomeçar", destaca a professora.
Entre estudantes e público, mais de 4 mil pessoas devem circular pelo UCS Teatro nas cinco noites de espetáculos, e os ingressos são trocados por doações de alimentos. Com isso, a expectativa é arrecadar cerca de duas toneladas de alimentos, que serão destinados para o Banco de Alimentos, Ação da Cidadania contra a Fome e outras entidades.
Acompanhe a cobertura do Cetec Festival pelas redes sociais @ucscetec que vão mostrar, em tempo real, o que ocorre, não só nos palcos, mas também nos camarins. Para conferir a programação completa, com as sinopses de todas as peças no link.
Leia mais:
Daniel Santos assume cadeira na Câmara de Vereadores de Caxias
Final de semana deve ser chuvoso em Caxias do Sul
Trecho do Rio Tega no Loteamento Matioda, em Caxias, é desassoreado
Lar do Ancião, em Bento Gonçalves, instala calefação para moradores
Prefeitura de Caxias avança na regularização do Monte Carmelo
Tags:
Cultura resgate histórico Cetec Festival Cetec UCs Caxias do Sul 150 anos imigração italiana RS