Siga nossas redes sociais
Logotipo - Cerimônia marca início da Feira do Livro de Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Cerimônia marca início da Feira do Livro de Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Cultura

Cerimônia marca início da Feira do Livro de Caxias do Sul

Evento na Praça Dante Alighieri vai de 30 de setembro a 16 de outubro

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

André Tajes/Serra em Pauta
Foto Principal - Notícia

A Feira do Livro de Caxias do Sul, que chega à 38ª edição em 2022, começou nesta sexta-feira (30). Com o tema "Tudo é leitura", o evento tem como objetivo provocar o leitor a refletir sobre a importância da leitura e a relação com outras atividades culturais como teatro, música e dança.

A cerimônia oficial contou com a presença de autoridades, da patrona, publicitária, jornalista e escritora Maya Falks e do amigo do livro, professor universitário e escritor Décio Bombassaro.

Neste ano, as 18 bancas, entre editoras e livrarias foram montadas no entorno do chafariz da Praça Dante Alighieri.

Para Bombassaro, o formato da Feira representa que a praça recebe o evento de braços abertos.

Em seu discurso, Maya contou que a relação dela com a Feira do Livro de Caxias iniciou quando tinha apenas dois anos, e que adotou a literatura como uma causa de vida. Porém, lamentou a falta de acesso aos livros a muitos cidadãos.

"A cultura é um direito. Não é um favor, não é um luxo, não é um custo. A cultura é um investimento no futuro. Todos que têm acesso a cultura formam senso crítico, tem acesso ao conhecimento e constrõem. Precisamos de construção. Destruição a gente tem demais pelo mundo afora".

A patrona ainda agradeceu a todas as pessoas que trabalharam para a realização da Feira do Livro, e que a homenagem de patrona é um sonho realizado.

"Ninguém chega nos seus sonhos sozinho. Eu não cheguei aqui sozinha. A Feira é uma construção coletiva, o patronato é um título que acaba, mas a minha paixão pelos livros vai continuar, e a minha parceria com vocês também. Fico imensamente grata por tudo o que fizeram e estão fazendo", disse.

A secretária da Cultura, Aline Zilli, ressaltou a extensa programação do evento com cerca de 300 atividades culturais, com a participação de escritores nacionais e locais, mais de 60 sessões de autógrafos, maratonas de contação de histórias, além de bate-papos, palestras e oficinas.

Aline diz que espera um público e o volume de vendas maior em relação ao ano passado, mas prefere não arriscar. 

Para Adiló, a Feira do Livro é um evento das multivozes com a participação de livreiros, leitores, comunidade e o segumeto cultural, com troca de experiência e fortalecimento e valorização da leitura.

"A leitura é uma prática prazeirosa, desenvolve a criatividade e a imaginação, e nos transporta para lugares diferentes. Aprimora o vocabulário, desenvolve o senso crítico e traz o conhecimento e novas ideiais", disse o chefe do Executivo municipal.

Após as manifestações, a patrona Maya Falks tocou a sineta dando a largada para o principal evento de literatura da cidade. O público presente pode acompanhar a primeira atração musical com o Clube do Blues da Serra Gaúcha.

A Feira do Livro ocorre até o dia 16 de outubro. As bancas estarão abertas de segunda a sábado, das 10h às 19h, e aos domingos das 12h às 19h. Algumas atividades terão início às 8h30min.

A programação completa pode ser acompanhada pelo Instagram (@feiradolivrocaxiasdosul), pelo Facebook (https://www.facebook.com/FeiradoLivrodeCaxiasdoSul) ou pelo site.

Leia também:
Feira da Maesa terá dois palcos para apresentações culturais
Em Caxias, ministro da Ciência anuncia Feira Brasileira do Grafeno
ExpoBento e Fenavinho abrem comercialização de espaços para 2023
Prefeitos e empresários discutem identidade única para Serra Gaúcha
Dia das Crianças deverá ter aumento de 14% nas vendas em Caxias

Tags:

Cultura Feira do Livro Caxias do Sul Praça Dante Alighieri