Capacidade aumentou de 80 para 120 vagas. Jovens participam de atividades artísticas, culturais, esportivas e de cidadania no contraturno escolar
redacao@serraempauta.com
29.05.2023 - 12h29min
A rede de proteção social básica está 50% maior para a comunidade do Bairro Planalto, em Caxias do Sul. Parceiro da Fundação de Assistência Social (FAS), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Centro Assistencial Vitória teve a capacidade de atendimento multiplicada de 80 para 120 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de idade. A assinatura do convênio ocorreu em maio.
O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) assinou o termo que oficializou a entrega da melhoria viabilizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), por meio de recursos disponibilizados pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).
O investimento público é superior a R$ 74,6 mil. A injeção de recursos viabilizada pelo FMDCA ajudará a custear despesas com pessoal e encargos, incluindo o reforço de um psicólogo, com carga horária de 80 horas/mensais, um educador social com carga horária de 200 horas/mensais e acréscimo de 50 horas/mensais para a profissional cozinheira.
Atualmente, a rede de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de Caxias, gerenciada pela FAS, conta com 19 Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – 17 deles mantidos por meio de parcerias e dois, estatais.
De modo geral, as instituições atendem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, beneficiados com atividades como oficinas artísticas e culturais, esportivas e de cidadania, no turno contrário ao da escola. Além de receberem alimentação, cuidados básicos e terem a oportunidade de – como indica o nome da modalidade de serviço – estabelecer e fortalecer vínculos de amizade, família e comunidade.
Adiló ressaltou a importância do trabalho realizado pelo Centro Vitória, e agradecu ao Comdica pela sensibilidade na disponibilização dos recursos.
"Estas crianças e adolescentes estão em uma idade em que precisam muito dessa ajuda. Que bom que há esta oportunidade e que mais instituições como o Vitória surjam em nossa cidade”, disse o chefe do Executiva municipal.
"O trabalho realizado aqui tem a mão de cada cidadão ou empresa de Caxias do Sul que contribui com o FMDCA. Que lá no momento de sua declaração de Imposto de Renda, fez a destinação para este fundo. Porque estes recursos complementam o que a instituição consegue buscar por meios próprios. A nossa alegria é ver que todas as ações que realizamos, inclusive as mais burocráticas, têm significado na prática e repercutem aqui na vida das crianças e adolescentes. E agradecemos à FAS que faz toda parte operacional da gestão do fundo municipal. Sem ele, não teríamos estrutura para executar todos os projetos", afirmou a presidente do Comdica, Ana Maria Pincolini.
"Agradecemos muito ao Comdica por esta decisão de destinação de recursos. Diante das situações adversas com que nos defrontamos tantas vezes, no dia a dia, é muito importante experimentar momentos como este, de realização e satisfação. O Centro Assistencial Vitória cresceu muito nos últimos tempos e isso é reflexo de quem trabalha aqui. Além de tudo, é uma equipe que demonstra coragem, em função da dificuldade de se obter recursos para viabilizar todos os projetos. Toda ampliação de vagas merece ser comemorada e esta não é diferente", concluiu a presidente da FAS, Geórgia Tomasi.
A presidente do Centro Assistencial Vitória, Viviane Pinto Bado, aproveitou para agradecer o envolvimento comunitário e governamental com a entidade.
"A cada mês vamos em busca de 47% dos recursos que faltam para realizarmos o sonho de uma sociedade mais justa e igualitária. O aporte que vem da Prefeitura é fundamental neste sentido, pois cobre 52% da despesa. É preciso destacar e agradecer todos que nos ajudam, que não só destinam recursos, mas também tempo e cuidados, pois o momento é muito difícil".
Leia mais:
Flores da Cunha prepara confecção dos tapetes de Corpus Christi
OPINIÃO: Revitalização de praça começa pela morte de árvores
Secretaria do Meio Ambiente de Caxias passa a atender no prédio da Maesa a partir desta segunda
Hospital São Carlos, em Farroupilha, diminui déficit em cerca de 62%
Em um ano, serviço atendeu mais de 530 casos de violência infantojuvenil em Caxias
Tags:
Proteção social Centro Assistencial Vitória amplia atendimento crianças adolescentes vulnerabilidade contraturno escolar Comdica Caxias do Sul