O sistema deverá contar com 275 câmeras. Até o momento, 150 equipamentos foram instalados e estão em funcionamento
redacao@serraempauta.com
09.10.2023 - 22h58min
O Centro Integrado de Operações (CIOp) foi inaugurado nesta segunda-feira (9), em Caxias do Sul. O local funcionará como uma grande central de inteligência em segurança pública, reunindo os serviços de videomonitoramento e cercamento eletrônico do Município. O videomonitoramento permite a vigilância eletrônica de vários locais ao mesmo tempo com um número reduzido de operadores. O sistema monitora imagens em espaços públicos a fim de inibir situações de risco. Já o cercamento eletrônico identifica placas veiculares com o objetivo de coibir a prática de crimes, como o furto e o roubo de veículos.
O prefeito de Caxias, Adiló Didomenico (PSDB) , recepcionou o governador Eduardo Leite (PSDB) e os secretários da Segurança Pública, Sandro Caron, e de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana.
A estrutura de ocupa uma área de 1,2 mil metros quadrados conta com 15 estações de trabalho, painel com 10 monitores de 55 polegadas, sala para atendimento do telefone 190 da Brigada Militar, operação do telefone 118 da fiscalização de trânsito e do 153 da Guarda Municipal e estacionamento para viaturas, entre outros serviços relacionados à segurança pública.
A unidade possui 275 câmeras de monitoramento de alta qualidade e capacidade de aproximação a centenas de metros de distância. São 150 câmeras fixas e 51 móveis (que permitem captação com maior riqueza de detalhes), além de 74 com reconhecimento de placas de veículos. Até o momento, 150 câmeras foram instaladas e estão em funcionamento.
No local, devem atuar cerca de 30 profissionais, entre policiais civis e militares, guardas municipais e fiscais de trânsito. Além disso, haverá estações disponíveis para as polícias Federal, Penal e Rodoviária Federal.
Adiló iniciou sua fala lembrando que Caxias do Sul é uma metrópole e que o governo municipal está fazendo sua parte junto com o Governo do Estado no combate e no enfrentamento da criminalidade.
"A vida não tem preço. Eu sei que nós podemos estar deixando para trás o calçamento de uma rua, uma praça de lazer, mas nós fazemos isso de cabeça erguida e com a certeza de que ninguém quer ser um pai e uma mãe que enterre um filho para o crime. Não adianta, do jeito que se aparelhou o crime organizado, imaginar que só aumentando o efetivo e cobrando das nossas forças de segurança iremos resolver. Agora, com a inauguração do Centro Integrado de Operações, o Município está fazendo a sua parte", disse o prefeito.
Durante a inauguração, Leite afirmou que o novo centro faz parte de um conjunto de medidas de enfrentamento à criminalidade.
"Fizemos investimentos em tecnologia, viaturas, armamentos e até fardamentos para os policiais. Era muito importante que Caxias do Sul, segunda maior cidade do Estado, tivesse uma estrutura como essa. É um investimento em tecnologia e em estrutura física que vai potencializar tudo isso que já estamos fazendo", ressaltou.
O secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, afirmou que Adiló cobrava diariamente a criação do (CIOp).
"Dizem que demorou muito tempo para que Caxias do Sul tivesse esse espaço e afirmo a todos que o Centro Integrado de Operações é esperado há mais de 15 anos. A inauguração de hoje é um mérito do prefeito Adiló", disse o secretário.
Leia mais:
Leite presta contas das ações de seu governo, em Caxias do Sul
Prefeitura de Garibaldi inicia revitalização da cidade em miniatura
Rapper Krag apresenta EP novo na Feira do Livro de Caxias
PT, PCdoB e PV cortejam PSB para chapa à Prefeitura de Caxias do Sul
Feira do Livro de Caxias do Sul recebeu mais de 80 mil pessoas
Tags:
Segurança pública central monitoramento eletrônico inaugurada Centro Integrado de Operações CIOp Caxias do Sul