Em Flores da Cunha, a celebração atraiu 16 mil pessoas para a missa campal e a visita aos tapetes de serragem
redacao@serraempauta.com
16.06.2022 - 22h35min
A Catedral Diocesana Santa Teresa, em Caxias do Sul, reuniu mais de 5 mil pessoas para a celebração de Corpus Christi nesta quinta-feira (16). A missa, presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, ocorreu na escadaria da Catedral e contou com a presença de diversos sacerdotes que atuam na cidade.
Na oportunidade, o bispo salientou que o cristão precisa testemunhar, com ações, a fé no Cristo presente na eucaristia.
Como gesto concreto, os fiéis foram convidados a doar alimentos não perecíveis, agasalhos e cobertores em todas as paróquias e comunidades onde se celebrou a solenidade de Corpus Christi. Na Catedral, por exemplo, cobertores foram colocados na escadaria, de alto a baixo para recordar a relação entre o pão eucarístico e a solidariedade que torna viva a comunidade de fé.
As celebrações também movimentaram paróquias e comunidades de diversas cidades da região. O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio ficou tomado por milhares de fiéis que acompanharam as missas realizadas às 9h e 15h, com procissões do Santíssimo Sacramento, e às 17h. As comunidades da paróquia se uniram para confeccionar os tapetes de serragem expostos em frente ao Santuário.
Mais de 4,5 mil pessoas participaram da celebração na Paróquia Santo Antônio, de Bento Gonçalves. Na manhã desta quinta, mais de 400 voluntários das comunidades e pastorais confeccionaram 41 tapetes de serragem na Rua Marechal Deodoro. Às 15h aconteceu a missa campal seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento.
Já em Flores da Cunha, a celebração atraiu 16 mil pessoas. A cerimônia religiosa teve início às 9h. Porém, logo ao amanhecer os fiéis já prestigiavam os tradicionais tapetes de serragem colorida montados na volta da Praça da Bandeira. Neste ano, são 55 obras confeccionadas por mais de 30 entidades. Durante a tarde, o movimento seguiu intenso no Centro de Flores.
O prefeito de Flores, César Ulian (PP), ressaltou que a celebração desperta os melhores sentimentos na comunidade.
"A fé e a religiosidade, mescladas com o voluntariado na confecção dos tapetes, renovam a esperança da retomada. Pensamos nesta festa com todo o carinho e cuidado, mas sem dúvida nenhuma superou todas as expectativas, encantando nosso povo e os turistas que visitam Flores da Cunha", declara.
A programação em Flores segue até domingo (19) com a Romaria ao Eremitério Frei Salvador, a partir das 13h30min, e a exposição dos tapetes.
Em Antônio Prado, cerca de 2 mil fiéis celebraram a eucaristia. Já em Garibaldi, 12 grupos formados pastorais se uniram para montar os painéis por onde passou a procissão.
Leia também:
"A era dos combustíveis a R$ 4 acabou", disse o vice-presidente da República em Bento Gonçalves
Vice-presidente da República visita ExpoBento e Fenavinho
ExpoBento e Fenavinho têm quatro dias de programação para todos os gostos
Lançada campanha de conscientização para o descarte correto de resíduos em Caxias
Associação Brasileira de Advogados realiza evento sobre a segurança da urna eletrônica na Assemblei
Tags: