Siga nossas redes sociais
Logotipo - CDL de Caxias inicia campanha para estimular empresários a reaver débitos de clientes | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - CDL de Caxias inicia campanha para estimular empresários a reaver débitos de clientes | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Recupere seu Dinheiro

CDL de Caxias inicia campanha para estimular empresários a reaver débitos de clientes

Ação visa mobilizar empresas a cadastrem descontos atrativos para o Feirão Quita Dívida, que inicia em 1º de outubro

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Giordana Grigol/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A CDL Caxias iniciou mais uma edição da campanha Recupere seu Dinheiro. A iniciativa busca mobilizar 1.120 empresas associadas a cadastrarem descontos atrativos para participarem do Feirão Quita Dívida, ação voltada aos consumidores, que ocorrerá de 1º outubro de 2024 a 3 de janeiro de 2025, em Caxias do Sul.

>>>> Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

A intenção do Recupere seu Dinheiro é estimular os empresários para que ofereçam possibilidades de negociações para reaver os débitos em aberto de seus clientes, seja através de descontos nas pendências, parcelamentos ou ainda concedendo abatimento de juros e isenções de multas.

Em 2023, a campanha garantiu a participação de 1.116 empreendimentos, sendo 76% do comércio, 20% de serviços e 4% de indústrias.

Com a mobilização, a iniciativa possibilitou, durante os três meses do 6º Feirão Quita Dívida, a recuperação de mais de R$ 3 milhões às empresas associados, sem contabilizar parcelamentos e acordos que se estenderam para os meses seguintes.

A coordenadora de SPC e Cobrança da CDL Caxias, Rita Pereira, lembra que essa é uma excelente oportunidade para os empresários resgatarem parte dos valores pendentes.

Ela destaca que é uma forma de incrementar o caixa das empresas com recursos que, muitas vezes, não haveria previsão se não existisse o estímulo da campanha e o engajamento dos negócios. Rita informa ainda que o 13º salário é uma oportunidade para que os consumidores coloquem em dia seus compromissos financeiros.

"A inadimplência é um problema que acaba prejudicando tanto o consumidor como o empresário e reflete na economia como um todo. Por isso, é fundamental que os negócios utilizem estratégias atrativas, proporcionando aos devedores a oportunidade de voltar a ter crédito. Desemprego e problemas de saúde são alguns fatores que podem gerar atraso de contas e o Feirão Quita Dívida será um excelente momento de renegociação", argumenta.

Pesquisa

De acordo com a Pesquisa Trimestral de Inadimplência da CDL Caxias, em junho, 126.673 moradores caxienses estavam endividados, com valor médio de R$ 5.084.

Os bancos acomodaram o maior volume de pendências em atraso, representando 64,8% dos credores, seguidos por água e luz (10,6%), comércio (10,6%), serviços de comunicação (6,3%) e outros (7,7%).

Raio-X da inadimplência em Caxias

:: O público masculino lidera o ranking de valor, com pendências que chegam a R$ 5.791, enquanto o sexo feminino registra R$ 4.779 e as pessoas com gênero não determinado R$ 3.786;

:: 43,8% dos não pagadores são mulheres, 43,3% homens e 12,9% não tem gênero determinado;

:: Entre 40 e 64 anos há mais pessoas endividadas (41,7%). No entanto, moradores com 25 a 39 anos representam a maior quantidade de dívidas em atraso (44,1%);

:: Mais de 2/3 das pessoas estão em débito há um ano ou mais. Destes, 23,1% estão com as contas atrasadas entre quatro e cinco anos e 21,5% entre 361 dias e dois anos.

Leia mais:
Microempa promove congresso de vendas e inovação em Caxias do Sul
Câmara de Vereadores de Caxias recebe exposição Bienal Brasileira de Foto
Shopping Villagio, em Caxias, proporciona cinema adaptado para autistas
Ministério da Integração libera R$ 807 mil para ações de reconstrução em Caxias
Festa em honra a Santa Teresa inicia neste sábado, em Caxias

Tags:

Economia Recupere seu Dinheiro CDL Caxias do Sul campanha estimular empresários reaver débitos clientes