Siga nossas redes sociais
Logotipo - Caxias terá Frente Parlamentar em Defesa e Prevenção das Barragens | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Caxias terá Frente Parlamentar em Defesa e Prevenção das Barragens | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Câmara de Vereadores

Caxias terá Frente Parlamentar em Defesa e Prevenção das Barragens

O requerimento foi aprovado pela unanimidade dos parlamentares

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Vitor Ló/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A instalação da Frente Parlamentar em Defesa e Prevenção das Estruturas das Barragens de Caxias do Sul foi aprovada pela unanimidade dos vereadores na sessão ordinária da quinta-feira (20). O requerimento é de autoria da vereadora Daiane Mello (PL) e a frente terá duração de quatro anos. Também assinaram o ofício os vereadores Andressa Marques (PCdoB), Andressa Mallmann (PDT), Capitão Ramon Teles (PL), Hiago Morandi (PL), Pedro Rodrigues (PL), Rose Frigeri (PT) e Sandro Fantinel (PL).

selo-salto-ventoso-1.jpeg

De acordo com o documento, o grupo parlamentar é uma medida para garantir a segurança da população, a preservação ambiental e a correta gestão dos recursos hídricos do município. O requerimento destaca que é fundamental haver um acompanhamento contínuo e eficaz por parte do poder público, garantindo que as diretrizes sejam implementadas com transparência e, principalmente, com o debate intenso com as comunidades envolvidas.

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) elaborou o Plano de Segurança das Barragens, estabelecendo um conjunto de diretrizes para a redução de riscos e a diminuição de impactos em caso de eventuais incidentes. A elaboração do plano prevê estudos detalhados, como inspeções em campo, modelagem de ruptura hipotética, monitoramento constante e definição de procedimentos em caso de risco de rompimento.

Em 2024, a população de bairros como Nossa Senhora de Fátima, São José, Santa Catarina, Reolon e Matioda precisou ser evacuada devido ao alto volume de chuvas e ao risco de rompimento da represa Dal Bó. A atuação emergencial do Samae e da Defesa Civil foi demorada e evidenciou a necessidade de um plano de ação preventivo e permanente, que envolva a comunidade com treinamentos e informativos constantes.

Em discussão, a proponente da frente ressaltou que, mesmo existindo planos preventivos, eles não são divulgados à população. Por isso, em sua visão, se faz necessária a instalação, para promover audiências públicas, propor ações e garantir a manutenção das estruturas nos bairros mais afetados. 

Frente Parlamentar do Automobilismo e Esporte a Motor

Na mesma sessão ordinária, na quinta (20), também foi aprovado por unanimidade a instauração da Frente Parlamentar do Automobilismo e Esporte a Motor, assinado pelo vereador Pedro Rodrigues (PL). O autor destacou o objetivo de promover debates acerca do esporte e incentivar a implementação de políticas públicas que visem a fortalecer e apoiar essa modalidade esportiva no município.

O parlamentar destacou o propósito de fomentar o empreendedorismo local, como indústrias de autopeças, injetoras de peças automotivas, retíficas de motores, oficinas mecânicas, oficinas restauradoras de chapeação e pintura e estéticas automotivas. Também apontou o incentivo a estudos, por meio de um centro de pesquisas, inovação e tecnologia.

Leia mais:
UCS realiza vestibular presencial neste domingo, em Caxias
Vereadora de Caxias do Sul propõe criação de Banco do Material Escolar
Carnaval e semifinal do Gauchão causam bloqueios no trânsito, em Caxias

Prefeitos de Caxias e Recife falam em acordo de cooperação entre os municípios
Fluência Casa Hip Hop oferece vagas para oficinas gratuitas em Caxias

Tags:

Política Câmara de Vereadores Frente Parlamentar Caxias do Sul Barragem Automobilismo