Plataforma Tudo Fácil Empresas funciona de forma on-line e gratuita
redacao@serraempauta.com
08.11.2022 - 18h56min
A plataforma Tudo Fácil Empresas está disponível para os empreendedores de Caxias do Sul. O serviço possibilita, de forma on-line e gratuita, a abertura de empresas ligadas a atividades de baixo risco ambiental, de incêndio e sanitário em até 10 minutos e com dispensa do alvará de funcionamento. O lançamento do programa no Município ocorreu na tarde desta segunda-feira (7), no Centro Administrativo. A iniciativa é das secretarias do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Receita Municipal e Urbanismo.
A plataforma, coordenada pela Junta Comercial do Estado, busca reduzir a burocracia, dispensando as empresas do licenciamento dos órgãos municipais, Corpo de Bombeiros, vigilância sanitária e do meio ambiente estadual. Além disso, o portal possibilita que os empreendedores consigam, na mesma hora, o cadastro do CNPJ, alvará de funcionamento e a inscrição tributária municipal e estadual, não precisando recorrer a vários serviços.
O Tudo Fácil Empresas funciona no site. Para cadastro no serviço, os empreendedores precisam ter acesso à conta GOV.BR, a mesma utilizada para a carteira de habilitação ou o ConectSUS.
Segundo a presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS, Lauren de Vargas Momback, a plataforma foi criada para facilitar a vida das pessoas que querem empreender no Estado.
"Caxias é o primeiro município da Serra Gaúcha a ter o Tudo Fácil Empresas e aqui, nesta terra de empreendedores vamos alavancar o programa. Agora, por meio da plataforma, é possível realizar a abertura completa de uma empresa em até 10 minutos e com todos os documentos necessários", comentou Lauren.
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Joel Maraschin, salientou que a função do setor publico é ajudar e não atrapalhar o cidadão.
"A partir de agora, com esse sistema rápido e fácil, o empreendedor consegue em poucos minutos ter todos os documentos necessários para se tornar dono de fato de sua empresa", comentou Maraschin.
Para o secretário estadual de Planejamento, Governança e Gestão, Cláudio Gastal, a digitalização dos processos só vem para facilitar a vida de todos e tornar os processos mais eficazes para o cidadão.
"A desburocratização é um dos eixos do programa de aceleração do Estado, principalmente para o CNPJ, trabalhar a simplificação do processo empreender, e isso existe agora com o Tudo Fácil Empresas", disse o secretário.
O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) agradeceu aos secretários estaduais por incluírem o Município no programa que só irá facilitar a vida do empreendedor.
"Nossa função é essa, destravar o Município para quem quer empreender em Caxias. Antigamente, para abrir uma empresa, era necessário peregrinar por vários órgãos, retirar alvarás, emitir licenças e documentos, burocratizando o processo. E é isso que nos pedem, que facilitemos a vida para quem empreende. Aqui reduzimos a tributação do ISSQN de empresas de inovação, tecnologia e informática para alavancarmos ainda mais o setor", disse o prefeito.
O sistema foi implementado pelo Governo do Estado, em Porto Alegre, em dezembro de 2021.
Leia também
Após acordo, funcionários da Visate encerram paralisação em Caxias
Codeca aluga caminhões para a coleta de lixo em Caxias do Sul
Funcionários da Visate paralisam transporte coletivo em Caxias
Rafael Pasqualotto é reeleito para presidir a Câmara de Bento
Dado Schneider propõe reflexões sobre a comunicação com a geração Z
Tags:
Menos burocracia Tudo Fácil Empresas disponível Caxias do Sul abertura empresas baixo risco ambiental