Codeca realiza recolhimento de móveis, colchões, eletrodomésticos e pneus no dia 27 de abril
redacao@serraempauta.com
13.04.2023 - 13h34min
A Prefeitura apresentou, em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (12), o cenário atual da dengue em Caxias do Sul e as principais ações de combate. A reunião foi convocada para comunicar as iniciativas e também para solicitar o apoio dos veículos de comunicação para a disseminação das informações sobre o preocupante quadro atual. Um Bota-Fora no Reolon será realizado pela Codeca dia 27 de abril, das 8h às 16h. O bairro foi definido por já estar no roteiro das ações da companhia. A Secretaria da Saúde intensifica as ações de fiscalização, controle e vigilância dos focos e, a do Meio Ambiente, atuará na educação ambiental.
Caxias do Sul soma, até o momento, 411 focos do mosquito Aedes aegypti identificados e bloqueados pela Vigilância Ambiental em Saúde. Em pouco mais de três meses, é quase a metade do total de 2022, quando somou 728 focos.
O prefeito Adiló Didomenico destacou que o momento pede especial atenção e pediu a colaboração.
"Chegou o momento de todos arregaçarem as mangas. Precisamos da ajuda de todos, pois a dengue é uma doença que não tem vacina. Um copinho plástico jogado na natureza pode acumular água e causar um grande problema, por isso fazemos esse apelo de forma coletiva, para que nos ajudem nesse combate".
A secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi, destacou que, embora os 10 casos de dengue confirmados em Caxias até o momento sejam todos de pacientes com histórico de viagem para outros locais, há risco de que a doença seja contraída na cidade, já que ela é transmitida pela picada do Aedes aegypti.
"É um problema coletivo. Para que possamos minimizar os efeitos, precisamos novamente contar com a ação e colaboração de todos os caxienses. Evitar a transmissão dentro do nosso Município depende de cada um e isso passa pela prevenção, que é eliminando os focos".
O diretor técnico da Vigilância Ambiental em Saúde, Rogério Poletto, mostrou que o Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (Liraa), realizado de 27 de março a 4 de abril, indicou bairros já com risco médio de infestação pelo mosquito: Desvio Rizzo, Charqueadas, Planalto, São Victor Cohab, Cruzeiro, De Zorzi, Centro, Pio X, Mariani, Reolon, Fátima e Pioneiro. No entanto, a preocupação é geral, visto que há focos do mosquito localizados em todas as regiões da cidade.
A Vigilância Ambiental em Saúde realizou este ano 39.501 inspeções em imóveis, terrenos baldios e pontos estratégicos, e recolheu 125 pneus inservíveis, abandonados pela comunidade em via pública.
Poletto também chamou atenção para o alto número de focos do Aedes encontrados em residências: 77,4% dos 411. Entre os principais criadouros, 48,4% estão em recipientes para armazenamento da água da chuva (caixas d'água, tonéis, barris, baldes, regadores e bombonas). Também há 11,2% em pneus e 14,7% em recipientes em geral, incluindo potes para animais sem a limpeza frequente.
"Temos que desmistificar o fato de que a dengue vai ocorrer só em bairro pobre, pois os focos estão em todo o Município. Apesar de todas as informações, estamos encontrando caixas d'água aberta, piscinas com água suja, fontes ornamentais, água parada em todo tipo de recipiente", relata.
A diretora-presidente da Codeca, Maria de Lourdes Fagherazzi, explicou que no dia da ação a equipe da Codeca fará o recolhimento de móveis, sofás, colchões, eletrodomésticos, pneus e madeiras, que devem ser depositados pelos moradores nesse mesmo dia, nas ruas onde passa o ônibus. Não serão recolhidos entulhos de obras como concreto, tijolo, cerâmica, lajota e pedras.
"O objetivo é recolher esses materiais que podem se tornar criadouros e somar esforços, porque esse é um trabalho conjunto. Pedimos que a comunidade não deposite nos dias anteriores nem na noite anterior, justamente para esses resíduos não acabarem sendo espalhados", apontou Maria de Lourdes.
A diretora também lembrou que a comunidade pode descartar os pneus em desuso junto ao Ecoponto da Codeca, de forma gratuita.
O secretário de Meio Ambiente, João Uez, destacou que a Semma realizará, em conjunto com Codeca, Samae e Secretaria da Educação, trabalho de educação ambiental nas escolas próximas aos bairros onde há maior número de focos, buscando abordar a conscientização.
"Precisamos trabalhar com as crianças para que elas entendam a importância, porque são elas as grandes incentivadoras dentro de casa. São iniciativas simples, mas que surtem grande efeito", avalia.
O coordenador de Relações Comunitárias, José Reovaldo Oltramari, disse que fará articulação com presidentes de bairros para multiplicar as informações sobre as ações de combate. A diretora técnica da Vigilância em Saúde, Sandra Tonet, também participou da coletiva.
Sintonas da dengue
Pessoas com febre por dois a sete dias (39 a 40 graus), dor de cabeça, dor nas articulações ou dor atrás dos olhos devem buscar atendimento médico. Todas as UBSs estão capacitadas para atendimento.
Número de casos em 2023
:: Contraídos no município (autóctones): nenhum
:: Contraídos fora do município (importados): 10 casos.
Foram registrados nos bairros: Rio Branco, Ana Rech, Nossa Senhora de Fátima, São Caetano, Nossa Senhora da Saúde (2), Jardim Eldorado, Sagrada Família, Pio X e Pioneiro.
Números de focos: 411
Distribuição dos focos por bairro
Cruzeiro: 52, Charqueadas: 38, Pio X: 27, Nossa Senhora de Fátima e São Victor Cohab: 23, Colina Sorriso e Pioneiro: 20, Cidade Nova, Floresta e Reolon: 15, Planalto: 12, Mariani e Nossa Senhora da Lourdes: 11, Sagrada Família e Santa Lúcia: 10, São Caetano e São Pelegrino: 8, Santa Lúcia Cohab: 7, Marechal Floriano: 6, Centro, Santa Catarina e São José: 5, Cristo Redentor, Esplanada, Galópolis, Madureira: 4, Kayser, Rio Branco, Santa Fé, São Leopoldo, Universitário e Vinhedos: 3, Bela Vista, Cinquentenário, Jardim de Lagoa (Desvio Rizzo), Jardim do Shopping, Medianeira, Monte Carmelo, Santa Teresa (Desvio Rizzo), São Luiz da 6ª Légua e Tijuca: 2; e Cidade Industrial, Forqueta, Jardim América, Linha 40, Panazzolo, Petrópolis, Presidente Vargas, Salgado Filho, São Cristóvão, Santos Dumont, Vila Cristina, Vila Mari (Planalto) e Vila Verde (Planalto): 1.
Leia mais:
​Estado publica contrato para reforma da Escola Alexandre Zattera, em Caxias
Brinquedos Inclusivos são reinstalados no Parque dos Macaquinhos, em Caxias
Marisa Formolo apresenta livro sobre participação feminina na política na Assembleia
Comissão Processante da Câmara de Caxias divulga datas dos depoimentos do caso Fantinel denunciado por racismo
Feira da Maesa recebe Kako Xavier e a dupla Tita e Rafa no domingo, em Caxias
Tags:
Educação Prefeitura de Caxias intensifica ações contra dengue 411 focos Aedes aegypti Codeca Caxias do Sul