Atividade ocorrerá durante a semana e terá participação de técnicos dos CRAS e do Cadastro Único do Município
redacao@serraempauta.com
07.07.2024 - 14h47min
A Defensoria Pública Geral da União (DPU) e da Advocacia-Geral da União (AGU) realizam nesta semana a Caravana de Direitos na Reconstrução do RS em Caxias do Sul.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
A atividade foi pensada em quatro grandes frentes: apoiar as pessoas assistidas, por meio de orientações acerca dos seus direitos; prestar assistência jurídica e extrajurídica; apoiar os defensores públicos nos atendimentos e dar continuidade nos processos de assistência jurídica que foram originados desses atendimentos.
Os serviços oferecidos abrangerão várias frentes: Auxílio Reconstrução, Abono Salarial, Saque FGTS Calamidade, Seguro Desemprego, orientação sobre o uso dos aplicativos Caixa Tem, FGTS/PIS, Bolsa Família e Pé-de-Meia, intermediação de mão de obra e encaminhamento do Seguro Desemprego por meio da FGTAS, benefícios previdenciários e assistência além da emissão da senha Gov.BR.
Os mutirões, que acontecerão em várias cidades, também contarão com equipes da Caixa Econômica Federal, Receita Federal, INSS e Registradores Civis. Em Caxias, além dessas equipes o Município apoiará o evento deslocando técnicos dos CRAS e do Cadastro Único que participarão da ação atendendo a população no local.
A Caravana estará no Shopping Villagio nesta segunda-feira (8), das 11h às 17h. De terça (9) a quinta (11), das 9h às 17h. Já na sexta (12), os atendimentos ocorrerão entre 9h e 15h.
Paralelamente à participação na Caravana de Direitos, a Fundação de Assistência Social (FAZ) tem atuado ativamente nas últimas semanas no cadastramento das famílias na plataforma disponibilizada pelo Governo Federal para o Auxílio Reconstrução.
Ao todo, 2.044 famílias de Caxias já foram cadastradas. O trabalho agora está focado em resolver as inconsistências apontadas pela plataforma do Auxílio Reconstrução. Para isso, quatro servidores da FAS estão dedicados a revisar os cadastros e complementar as informações.
O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) também disponibilizou a servidora da FAS que trabalha diretamente no conselho para auxiliar nesse trabalho de verificação de todos os cadastros.
No Centro Administrativo outros servidores também fazem parte da força-tarefa, num esforço que envolve várias secretarias do Município com a intenção de resolver os impeditivos para o pagamento do benefício às famílias atingidas.
Leia mais:
Retirado 20 quilômetros de fiação caída pelas ruas de Caxias do Sul
Ministério da Saúde anuncia R$ 17,9 milhões para Hospital Geral em Caxias
Programa Mais Médicos abre 276 novas vagas no Rio Grande do Sul
Semana do Rock terá agenda de shows em Bento Gonçalves
Projeto de PPP da Educação Infantil em Caxias segue para consulta pública
Tags:
Geral calamidade pública Caxias do Sul receberá caravana assistência jurídica gratuita afetados chuvas