Instituição que atende cerca de 70 crianças até o 5º ano irá para aproximadamente 200 estudantes até o 9º ano
redacao@serraempauta.com
18.07.2023 - 14h06min
A Prefeitura de Caxias do Sul recebeu a doação e o projeto de ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Brasil, localizada na comunidade de Zona Rotta, no distrito de Vila Cristina. Com isso, a escola que atende cerca de 70 crianças até o 5º ano irá para aproximadamente 200 estudantes atendidos até o 9º ano. A cerimônia de oficialização ocorreu na sexta-feira (14), no auditório do Centro Administrativo Municipal marcou o reconhecimento e a parceria da gestão às conquistas viabilizadas pela participação das famílias.
O lote de quase 300 metros quadrados apresenta desnível moderado, que acompanha a declividade da área já ocupada pela instituição que atende aproximadamente 50 crianças daquela região de Caxias. A próxima etapa para encaminhar a melhoria na infraestrutura cumpre o rito regular da legislação pública, com orçamentação e licitação para a execução da obra.
"Sabemos o quão longa foi a caminhada da comunidade para chegar até este momento. É uma comunidade que faz jus, merece, busca e se esforça. E é por isso que estamos fazendo os maiores investimentos em educação da história de Caxias do Sul. Precisamos levar os equipamentos e serviços da cidade para o campo para fixar as famílias na terra. É a agricultura familiar que põe comida na mesa do brasileiro. Agradecemos o que foi conquistado e faremos agora a nossa parte", declarou o prefeito Adiló Didomenico.
"Este é um ato que resume o sentido da solidariedade. A doação de algo que é muito caro para nós que viemos do interior, que é a terra. Porque é de onde tiramos o nosso sustento, por onde conseguimos dar alguma condição para nossa família. Então, agradecemos muito. A preocupação e o olhar para a escola do campo estão no plano deste governo. Estabelecemos diretrizes específicas para a educação no campo, que antes não existiam. Porque é nosso entendimento que as crianças e famílias do campo merecem e precisam deste cuidado e atenção. Toda sociedade ganha com isso", revelou a secretária municipal de Educação, Sandra Negrini.
O presidente do Círculo de Pais e Mestres (CPM) da escola, Eleandro Razadori, destacou o engajamento de outras lideranças e integrantes da comunidade que contribuíram de maneira decisiva para a instalação e a nova fase de evolução da unidade de ensino.
Na ocasião, foram entregues placas de reconhecimento a Jorge e Sandra Potter, representando a família de Pedro Potter, que foram os doadores da área onde se construiu a Escola Assis Brasil, em 1974; o casal Celso e Angelita Pezzi, responsáveis pela doação da área para onde crescerá a futuramente a instituição; e as arquitetas Daniela de Castilhos, Greice Vezentine, e Sabrina Monaretto, além do engenheiro civil Mário Rech, que são os autores do projeto elaborado e doado voluntariamente ao Município para a expansão do prédio.
"Lutamos muito para chegar neste momento. Tudo começou com uma conversa entre vizinhos, falando sobre a importância da ampliação da escola para todos. Toda comunidade se empenhou para que isso acontecesse. Porque isso se trata da tão falada sucessão familiar. Estamos trabalhando para manter o jovem no meio rural. É isso que põe comida na mesa de todos. E a educação tem de andar de mãos dadas com a agricultura", observou Razadori.
Leia mais:
Consevitis-RS planeja ações para o setor vitivinícola
Banco de Materiais busca doações para atender a demanda em Caxias
Abertura do festival de blues ocorre neste final de semana em Caxias
Caxias do Sul tem inscrições abertas para o Casamento Comunitário
Saúde projeta reduzir cirurgias, consultas e exames em Caxias do Sul
Tags:
Vila Cristina Prefeitura de Caxias do Sul recebe doação área projeto ampliação Escola Assis Brasil Vila Cristina Caxias do Sul