Siga nossas redes sociais
Logotipo - Caxias ganha nova agroindústria familiar depois de quatro anos | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Caxias ganha nova agroindústria familiar depois de quatro anos | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Negócios

Caxias ganha nova agroindústria familiar depois de quatro anos

Prefeitura elabora nova legislação para facilitar operação destes empreendimentos

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Samuel Maciel/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Após três anos enfrentando trâmites burocráticos, a empreendedora Realda De Gregoria Sartori e seu esposo Reni comemoraram, na sexta-feira (2), a entrega formal da agroindústria familiar Agro Quality, localizada em São Luís 6ª Légua, em Caxias do Sul. O empreendimento produz massas caseiras, pães e bolos que são comercializados para clientes, mercados, na Feira do Agricultor e no Ponto de Safra. A família também abastece mercados institucionais por meio da Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul, da qual é sócia. A Agro Quality é a primeira a ser liberada em quatro anos.

A empreendedora Alda Sartori destacou que há 20 anos a família já trabalhava na atividade, atendendo basicamente pessoas físicas. Há três anos iniciou processo para a formalização, consolidada com a inauguração, o que facilitará o crescimento da atividade, ampliando as possibilidades de mercados.

A gerente Sandra Dalmina lembrou que a agroindústria familiar é uma das ações prioritárias da Emater/RS-Ascar e que a Serra é a região que tem o maior número de empreendimentos no Estado. Segundo ela, isso se deve a vários fatores, como o apoio de entidades, leis municipais que incentivam a legalização desses empreendimentos, assistência técnica da Emater/RS-Ascar, empreendedorismo das famílias rurais e o Programa Estadual de Agroindústria Familiar, que existe desde 2000 e que oferece benefícios aos agricultores. Lembrou que, semanalmente, a Emater participa de inaugurações na região.

O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) disse que o Município quer fortalecer o segmento das agroindústrias familiares e trabalha para ter uma legislação que diminua a burocracia e facilite a legalização dos empreendimentos.

"Não podemos fiscalizar uma agroindústria com o mesmo olhar que a gente olha um frigorífico novo de um grande grupo econômico", ressaltou.

Adiló também anunciou o asfaltamento de trecho de 960 metros até o capitel e também a estrada do Cerro da Glória.

O secretário da Agricultura e Abastecimento, Rudimar Menegotto, lembrou que no dia 17 de dezembro será inaugurada mais uma agroindústria familiar e, no ano que vem, outras, como a primeira vinícola colonial do Município. Menegotto reforçou a importância de uma nova lei, que está em fase final de conclusão para envio ao Legislativo.

Para o vereador Velocino Uez (PTB) a fiscalização deve ser orientativa e não punitiva. Ele ressalta que a formalização das agroindústrias também contribui para manter os jovens no meio rural.

Leia também:
CDL Caxias promove espetáculo de Natal nesta quinta-feira
Inicia fiscalização para prevenir afogamento nas represas de Caxias
Jardim Botânico de Caxias completa 30 anos nesta quarta-feira
Bento decreta situação de emergência devido a temporal de sexta
Câmara resgata trajetória de mulheres da política de Caxias

Tags:

Negócios Caxias do Sul agroindústria familiar Agro Quality Prefeitura de Caxias elabora nova legislação facilitar empreendimentos