Siga nossas redes sociais
Logotipo - Caxias ganha centro regional para acompanhamento de pessoas autistas | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Caxias ganha centro regional para acompanhamento de pessoas autistas | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

TEAcolhe

Caxias ganha centro regional para acompanhamento de pessoas autistas

Serviço será referência para casos severos, graves e refratários. Inauguração ocorre nesta quinta

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Diélen Fontana/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Caxias do Sul contará com um Centro Regional de Referência (CRR) em Transtorno do Espectro Autista (TEA), o TEAcolhe. O serviço é uma parceria entre a Associação Cultural e Científica Virvi Ramos, Secretaria Estadual de Saúde e municípios da área de abrangência do serviço.

A inauguração ocorre nesta quinta-feira (29), a partir das 14h, com uma solenidade no Centro de Convivência do Complexo de Saúde e Educação Virvi Ramos, com acesso para convidados e imprensa pela Rua Alexandre Fleming, 454. O evento terá participação da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann e da Coordenadora do Centro Macrorregional de Referência (CMR) em Transtorno do Espectro Autista, que está sediado em Gramado, Juliane Zalamena Chaves.

O TEAcolhe atenderá os municípios de Caxias, Canela, Gramado, Linha Nova, Nova Petrópolis e Picada Café. O serviço funcionará no Centro de Saúde Clélia Manfro - Unidade Auditiva, junto ao Complexo Hospitalar Virvi Ramos, na Rua Virgílio Ramos, 530, no Bairro Madureira, em Caxias.

Todas as atividades serão alinhadas com o Centro Macrorregional de Referência (CMR), situado em Gramado e com os outros Centro regionais já instalados na região de abrangência. A equipe inicial contará com neurologista, psiquiatra, psicólogos e fonoaudiólogos.

Não haverá consulta por demanda espontânea. Os atendimentos dos casos refratários ocorrerão apenas mediante encaminhamento dos mesmos pelo Município de origem, após reunião de avaliação com as equipes e os profissionais que os acompanham na rede básica. Haverá o matriciamento, ou seja, identificação, avaliação e acompanhamento dos atendimentos prestados na rede de saúde, educação e assistência social do Município de origem.

As atividades iniciarão com o mapeamento dos locais de atendimento ao TEA na região, incentivo à adesão à Carteira de Identidade do Autista, capacitação para rede básica de saúde, educação e assistência social, e articulação com entidades públicas, governamentais e associações de pais para o estabelecimento de metas para cada Município.

A coordenadora do TEAcolhe, em Caxias do Sul, a fonoaudióloga Aline Aita, detalha o objetivo principal do serviço.

"É um programa inovador, que busca qualificar o atendimento as pessoas com Transtorno do Espectro Autista. O objetivo de Centro Regional de Referência é atender aos casos severos, graves e refratários da região de abrangência, a partir de um protocolo previamente definido, além da população do seu próprio Município".

A diretora-executiva de Saúde e Educação da Associação Cultural e Científica Virvi Ramos, Cleciane Doncatto Simsen, salienta a importância da abertura do serviço.

"A abertura desse Centro Regional de Referência é de suma importância para apoiar os diferentes segmentos dos municípios da região de abrangência que atendem crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista e também serve para fomentar a organização de serviços de atendimento desta população".

Leia também:
CARTA ABERTA: Pelo livro, pela cultura
Feira do Livro de Caxias se prepara para a abertura nesta sexta-feira
Câmara de Vereadores aprova parceria público-privada para a iluminação pública em Caxias do Sul
UCS lança aplicativo para monitoramento e consultas em ambiente virtual
Servidores municipais de Caxias participam de curso de Libras

Tags:

Saúde Centro Regional de Referência Transtorno do Espectro Autista TEA TEAcolhe atendimento autistas Caxias do Sul Canela Gramado Linha Nova Nova Petrópolis Picada Café