Siga nossas redes sociais
Logotipo - Caxias é a segunda cidade do RS com maior número de carteirinha de autista | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Caxias é a segunda cidade do RS com maior número de carteirinha de autista | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Levantamento

Caxias é a segunda cidade do RS com maior número de carteirinha de autista

Município contabiliza 482 documentos emitidos até novembro de 2022

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Bruna Giusti/Banco de dados/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Faders Acessibilidade e Inclusão, órgão estadual que emite a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) aponta que foram emitidos 482 documentos para Caxias do Sul. A informação revela ainda que o Município da Serra Gaúcha é o segundo do Rio Grande do Sul, com maior número de carteirinhas, permanecendo apenas atrás de Porto Alegre, que conta com 1.540 documentos. O levantamento contabiliza emissões até novembro de 2022.

Com isso, houve aumento de 170% de documentos confeccionados para pessoas de Caxias, nos últimos quatro meses, período do primeiro balanço da campanha “TEAbraça”, desenvolvida pela Câmara de Vereadores, com apoio da Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas, que visa fomentar o encaminhamento da CIPTEA. Considerando o início da campanha, em abril de 2022, houve aumento de 625%, quando havia 77 documentos emitidos para a cidade.

Conforme a presidente da Frente Parlamentar, vereadora Tatiane Frizzo (PSDB), a campanha vem cumprindo o seu papel, que é estimular o encaminhamento da carteirinha e auxiliar no planejamento de políticas públicas.

"Após o lançamento da campanha TEAbraça, percebemos o crescimento pela busca dos direitos dos autistas. A carteirinha também auxilia a fortalecer e fomentar políticas públicas de inclusão", pontua a vereadora.

A carteirinha dos autistas atende aos requisitos da lei federal 13.977/2020. Além dos dados de identificação, o documento possui informações adicionais sobre a pessoa com TEA, por meio de QR Code, inclusive, com geolocalização do endereço residencial.

A Ciptea pode ser encaminhada por meio de um formulário on-line, disponível no endereço eletrônico da Faders. No site do Legislativo caxiense também é possível verificar o passo a passo para o encaminhamento. Para obter o documento, que possui validade em todo o território nacional, não há nenhum custo.

Leia também:
Cercamento eletrônico em Caxias deve iniciar no segundo semestre de 2023
Corpo de Bombeiros recebe caminhão para demandas da Serra
Sancionada lei que institui a loteria municipal em Caxias do Sul
Câmara de Caxias apresenta resultado financeiro e da produtividade de 2022
Prefeitura de Caxias terá ponto facultativo nesta sexta

Tags:

Levantamento Caxias do Sul segunda cidade RS maior número carteirinha de autista