Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - Caxias do Sul tem o primeiro caso confirmado de varíola dos macacos | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Caxias do Sul tem o primeiro caso confirmado de varíola dos macacos | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Saúde

Caxias do Sul tem o primeiro caso confirmado de varíola dos macacos

Mulher passa bem e está em isolamento domiciliar

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
28.07.2022 - 18h27min

Adobe Stock/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O Secretaria Estadual da Saúde confirmou nesta quinta-feira (28), o primeiro caso da varíola dos macacos em Caxias do Sul. Ela não tem histórico de viagem, e no momento é investigado um possível contato com pessoas que tenham viajado e apresentado sintomas. Esse é o quinto caso no Rio Grande do Sul.

banner-cetec-serraempauta.png

A paciente procurou a rede municipal de saúde, recebeu atendimento médico e foi orientada a permanecer em isolamento domiciliar mesmo antes do resultado do exame. Ela permanece sendo monitorada. Com a confirmação, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de Caxias passa a realizar o acompanhamento de todos os contatantes em busca de possíveis casos suspeitos.

A varíola dos macacos é uma doença viral. A transmissão ocorre pela exposição próxima e prolongada com pessoa infectada e sem máscara, contato físico direto, incluindo contato sexual, mesmo com uso de preservativo, ou contato com materiais contaminados, como roupas, toalhas, talheres, lençóis e outros.

São considerados casos suspeitos pacientes que apresentem início súbito de erupção cutânea sugestiva da varíola dos macacos como lesões profundas e bem circunscritas, que podem ser confundidas com outras doenças mais comuns, como sífilis secundária, herpes e varicela. A erupção cutânea pode ser única ou múltipla, em qualquer parte do corpo, e estar associada a febre, dor de cabeça, dores musculares ou nas costas e ínguas. Pacientes que observarem feridas ou manchas incomuns na pele devem procurar atendimento médico.

A prevenção se dá por meio do isolamento dos casos confirmados ou em investigação, uso de máscara e intensificação da higiene individual como a lavagem das mãos, e ambiental com a desinfecção de superfícies que o paciente tenha tocado. Desde que os alertas sobre possíveis casos da doença começaram a ser emitidos no país, a Secretaria da Saúde reforçou junto às unidades básicas de saúde e hospitais as orientações sobre os sintomas que podem indicar suspeita. Além disso, promove capacitações para médicos e enfermeiros da rede de saúde.

Leia também:
Hub de eventos realiza em agosto primeira feira setorial em Caxias do Sul
Prefeitura de Caxias do Sul lançará consulta pública para concessão de 40 relógios digitais
Usuários IPE Saúde passam a ter descontos na rede Panvel de farmácias
Prefeitura de Caxias do Sul inclui prédio do antigo Lanifício Sehbe na carteira de projetos das PPPs
Ex-governador Germano Rigotto desiste de concorrer a deputado federal

Tags:

Caxias do Sul primeiro caso confirmado varíola dos macacos