Siga nossas redes sociais
Logotipo - Caxias do Sul se despede de Dom Paulo Moretto | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Caxias do Sul se despede de Dom Paulo Moretto | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Despedida

Caxias do Sul se despede de Dom Paulo Moretto

Bispo emérito morreu nesta quinta-feira, e foi sepultado na Catedral Diocesana

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Felipe Padilha/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Catedral Diocesana de Caxias do Sul - Paróquia Santa Teresa D'Ávila recebeu centenas de fiéis ao longo da tarde desta quinta-feira (6) para as últimas homenagens ao bispo emérito Dom Paulo Moretto, 86 anos. O religioso morreu nesta manhã, no Hospital Unimed.

Em virtude das celebrações do Tríduo Pascal, que inicia hoje e se estende até a Vigília Pascal, no sábado à noite, o velório iniciou por volta das 13h e a missa de Exéquias foi celebrada às 16h. Familiares, amigos, lideranças comunitárias e pastorais, religiosos, seminaristas, padres participaram do velório e missa de corpo presença de Moretto, que completou 61 anos de vida sacerdotal e 50 anos de episcopado, dos quais 35 anos na Diocese de Caxias.

A missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom José Gislon, que destacou as virtudes e o envolvimento comunitário de Dom Paulo Moretto.

"Podemos dizer que, ainda criança, Dom Nei Paulo Moretto acolheu um tesouro em sua vida: o tesouro da vocação e, ao longo da vida, administrou este tesouro que Deus lhe confiou pelo bem de todos, com olhar especial aos mais fragilizados", salientou.

Ao final da missa, o caixão foi fechado e levado pelos padres do presbitério da Diocese até a sepultura preparada na entrada da Capela do Santíssimo da Catedral Diocesana. No mesmo local já repousam os restos mortais de Dom Frei Cândido Bampi, bispo auxiliar de Caxias, e Dom Benedito Zorzi, segundo bispo de Caxias, antecessor de Dom Paulo Moretto. Na Catedral de Caxias ainda está sepultado o primeiro bispo, Dom José Baréa.

A cerimônia teve a presença do bispo emérito, que sucedeu Dom Paulo, Dom Alessandro Ruffinoni, bem como o arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, o arcebispo emérito, Dom Dadeus Grings, o bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Bertilo Morsh, o bispo auxiliar eleito para Porto Alegre, monsenhor Juarez Destro, e o bispo emérito de Santo Ângelo, Dom Clemente Weber.

Luto oficial

O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) declarou luto oficial no Município por três dias.

"Nesse momento de dor, o Município se solidariza com toda a comunidade por essa irreparável perda", diz trecho da nota do Executivo municipal.

O presidente da Câmara de Caxias, vereador Zé Dambrós (PSB), lamentou a morte do bispo emérito Dom Paulo Moretto. Um voto de pesar coletivo foi acolhido pelo plenário e será remetido aos familiares de Moretto, aos quais os vereadores prestam solidariedade. As bandeiras do Município estarão em meio mastro tanto na Prefeitura quanto na Câmara.

"Nosso coração está triste com a partida de pessoa tão ilustre e mestre espiritual de nossa cidade. Dom Paulo semeou uma história social de destaque e de muita solidariedade ao próximo. Deixa um legado que servirá de inspiração para as atuais e futuras gerações. Obrigada por tudo, nosso bispo", declarou Dambrós, nesta manhã, durante a sessão ordinária.

Leia mais:
Caxias inaugura nova residência inclusiva para pessoas com necessidades especiais
Flores da Cunha tem novo secretário de Segurança Pública, Transportes e Mobilidade
Instalada Frente Parlamentar do Enoturismo na Assembleia Legislativa
Morre Dom Paulo Moretto, bispo emérito de Caxias do Sul
Câmara aprova reserva de vagas de estágio a negros na administração pública em Caxias

Tags:

Despedida Caxias do Sul Dom Paulo Moretto bispo emérito morre velório sepultado Catedral Diocesana