Alguns bairros estão sem energia, o que pode ocasionar falta de água
redacao@serraempauta.com
24.10.2024 - 17h13min
Caxias do Sul registrou 40mm em 30 minutos nesta quinta-feira (24), segundo dados do setor de Recursos Hídricos do Samae.O volume que caiu em meia hora é a média de chuva de uma semana. A precipitação, alertada pela Defesa Civil Estadual, ocorreu por volta do meio-dia causando transtornos à comunidade.
Uma árvore de grande porte caiu com a força do vento na esquina as ruas Bento Gonçalves e Visconde de Pelotas. Imediatamente os bombeiros e equipe da Secretaria do Meio Ambiente foram ao local para desobstruir as vias.
Houve pontos de alagamentos devido a grande vazão de água em pouco tempo como registrados nas ruas Santo Ceroni (Panazzolo), Camilo Marcantonio (Floresta), esquina das ruas Sinimbu com Humberto de Campos (Lourdes), Rua Júlio Calegari (Esplanada), Professor Júlio Feijó (Cidade Nova), rótulas Nelson Bazei e da Avenida São Leopoldo.
Na Júlio Calegari serão investidos R$ 15 milhões (PAC Seleções) na construção de um reservatório de amortecimento de cheias com extensão de 1.253 metros e na Rua Professor Júlio Feijó a obra de ampliação da rede já está em andamento.
As galerias das ruas Sarmento Leite e Andrade Neves e uma caixa coletora na rua Marechal Floriano transbordaram com a força das águas. A rede de drenagem na Rua Daltro Filho rompeu.
As equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos trabalham desde o início da tarde na desobstrução de bocas de lobo.
A prefeita em exercício, Paula Ioris (PSDB), acompanhou os serviços no Bairro Canyon, onde presenciou grande acúmulo de lixo no escoamento da água.
"As equipes estiveram limpando todo este local e construíram toda a rede nova no final de maio. Novamente se vê aqui grande quantidade de lixo e, com a força da água em pouco tempo, não há rede de drenagem que suporte", afirma.
A Secretaria Municipal da Habitação forneceu lonas para 16 pessoas dos bairros Fátima e Planalto. Solicitação de lonas e telhas podem ser feita pelo WhatsApp (54) 98403-8462 ou diretamente na Secretaria, das 10h às 16h, no Centro Administrativo Municipal.
O Samae informa que devido às fortes chuvas, os seguintes locais (Confira abaixo) encontram-se sem energia elétrica e por esse motivo, alguns bairros poderão ficar sem água, caso a energia não se restabeleça até o final da tarde.
O Serviço de Atendimento ao Usuário do Samae 115 encontra-se fora do ar. A comunidade pode entrar em contato com a autarquia pelo WhatsApp (54) 99180-0893, pelo email: samae@samaecaxias.com.br ou pelo site: https://www.samaecaxias.com.br/.
Estações sem energia elétrica até o momento
EBAT Módena, Poço de Criúva, Poço de Mulada, RSV Mulada, EBAB Marrecas, ETA Morro Alegre e EBAT São Valentim
Bairros abastecidos pelo Sistema Marrecas – ETA Morro Alegre
Alpes Verde, Ana Rech, Brasília, Capivari, Castelo (parte), De Lazzer, Diamantino, Guarujá, Interlagos, Jardelino Ramos, Jardim Adorado, Jardim da Colina, Jardim das Hortências, Jardim do Lago, Jardim Eldorado, Jardim Embaixador, Jardim Esmeralda, Jardim Iracema, Jardim Margarida, Jardim Vitória, Mariani, Marianinha de Queiroz, Mariland, Millenium, Moinhos de Vento, Morada dos Alpes, Parada Cristal, Parque Verde, Pinheiro, Sagrada Família, Saint Etiene, Santa Bárbara, Santa Rita, Santo Antônio, São Carlos, São Ciro, São Cristóvão, São Geraldo, São Giácomo, Século XX, Serrano, Solar do Prado, Solar Masotti, Vila Alpina, Vila Borghese, Vila Brasil, Vila Nova, Vila Pinheiro, Vila Primavera, Visto do Sol, Vitória, além de Criúva e Mulada, São Valentin e Loteamento Modena.
Leia mais:
Temporal com ventos de 90 km/h causa estragos em Bento Gonçalves
Parque da Festa da Uva, em Caxias, reabre para a comunidade nesta sexta
Caxias do Sul ganha novo empreendimento gastronômico e cultural
O Grande Espetáculo de Natal divulga datas das apresentações, em Caxias
Caxias do Sul Basquete sofre derrota para o União Corinthians
Tags:
Geral ciclone extratropical Caxias do Sul registra meia hora média chuva uma semana Prefeitura de Caxias do Sul