Siga nossas redes sociais
Logotipo - Caxias do Sul registra aumento de 65% na confecção da carteira de identificação da pessoa autista | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Caxias do Sul registra aumento de 65% na confecção da carteira de identificação da pessoa autista | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Levantamento

Caxias do Sul registra aumento de 65% na confecção da carteira de identificação da pessoa autista

Nos últimos 90 dias foram emitidas 283 carteirinhas no Município

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

YouTube TV Câmara Caxias/Reprodução/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) teve aumento de 65% em Caxias do Sul. Até junho de 2022, foram emitidas 283 carteirinhas para autistas do Município. Os dados são da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas (Faders) Acessibilidade e Inclusão, órgão estadual responsável por emitir o documento.

O levantamento levou em conta os últimos 90 dias, período do lançamento da campanha "TEAbraça", desenvolvida pela Câmara de Caxias, com apoio da Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas.

Com o objetivo de estimular o encaminhamento da carteirinha e auxiliar no planejamento de políticas públicas, a campanha do Legislativo caxiense já recebeu atenção da comunidade escolar municipal e estadual, por meio de fixação de cartazes. O projeto também ganhou destaque em 10 linhas do transporte coletivo de Caxias, através de busdoor e apoio visual dentro dos veículos.

Conforme a presidente do Legislativo caxiense, vereadora Denise Pessôa (PT), a campanha está cumprindo o seu papel social.

"Uma das tarefas da Câmara é estar atenta aos problemas da cidade e a TEAbraça tem cumprido essa função. Após a campanha, percebemos um aumento na busca pelos benefícios dos autistas. Além de fazer essa ponte entre as pessoas e seus direitos, a campanha também jogou luz no debate sobre as necessidades destes cidadãos", destaca a presidente da Câmara.

Segundo a presidente da Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas, vereadora Tatiane Frizzo (PSDB), a ação em prol dos autistas vai ajudar na elaboração de propostas mais assertivas.

"A nossa cidade precisa de mais serviços especializados para atender os autistas. Para que seja possível viabilizar esses atendimentos, é necessário sabermos a realidade dessa população, como a quantidade de pessoas com TEA, por exemplo. Nesse sentido, a carteirinha vai auxiliar na construção de projetos", salientou a vereadora.

A carteirinha dos autistas atende aos requisitos da Lei Federal, também conhecida como Lei Romeo Mion, em referência ao filho do apresentador Marcos Mion. Além dos dados de identificação, o documento possui informações adicionais sobre a pessoa com TEA, por meio de QR Code, inclusive, com geolocalização do endereço residencial.

Como fazer

A Ciptea pode ser encaminhada por meio de um formulário on-line, disponível no endereço eletrônico da Faders no link. Para obter o documento, que possui validade em todo o território nacional, não há nenhum custo.

Leia também:
Prefeito confere obras nos bairros Nossa Senhora da Saúde e Santa Fé em Caxias do Sul
Novo presidente do Conselho de Administração da Codeca diz que objetivo é zerar o déficit anual
Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, apresenta campanha para novos vitrais
Depois de sete anos, Prefeitura de Caxias retoma com apoio financeiro para APLs
Workshop de empreendedorismo feminino reúne imigrantes em Caxias

Tags:

Caxias do Sul registrou aumento 65% confecção carteira de identificação pessoa autista