Rio Grande do Sul vai receber 5,2 mil moradias
redacao@serraempauta.com
22.11.2023 - 22h34min
O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a primeira seleção de propostas para o novo Minha Casa, Minha Vida nesta quarta-feira (22), no Palácio do Planalto, em Brasília. A deputada federal Denise Pessôa (PT/RS) anunciou que, das 5,2 mil unidades habitacionais que serão entregues no Rio Grande do Sul, 440 ficam em Caxias do Sul.
"Uma alegria para o povo de Caxias poder contar com 440 novas casas que devem ter bibliotecas, varanda, entre outras melhorias que demonstram o compromisso do presidente Lula com a dignidade das pessoas. O Minha Casa, Minha Vida é a maior política habitacional que esse país já viu. Finalmente estamos começando a enxergar o morar como realmente é - um direito! A meta é não existir família sem casa no nosso país.", celebrou Denise, que esteve presente no anúncio feito no Palácio do Planalto.
O processo selecionou 187,5 mil novas unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, para famílias da Faixa 1. Os empreendimentos beneficiarão 560 municípios em todo o Brasil. Do total, 184 mil unidades são destinadas a famílias integrantes dos cadastros habitacionais, em todos os estados brasileiros. As demais 3 mil unidades serão destinadas a famílias que tenham perdido seu único imóvel por emergência ou estado de calamidade pública, ou pela realização de obras públicas federais, nos estados do Acre, Amapá, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Na cerimônia de anúncio, o Ministério das Cidades e a Academia Brasileira de Letras (ABL) assinaram um protocolo de intenções com o objetivo de constituir um acervo de títulos literários para serem utilizados na implementação de salas de biblioteca ou leitura nos empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida.
Para estimular a sustentabilidade e a inovação nos novos projetos do programa, o Governo Federal lançará o edital do Prêmio Minha Casa, Minha Vida. Com sete categorias, o Ministério das Cidades quer fomentar melhorias na inserção urbana, aumentar o conforto das unidades, com ênfase para a ventilação e a iluminação, buscar a inovação por meio de sistemas e materiais construtivos, incentivar projetos com soluções sustentáveis visando a maior eficiência energética, reuso da água, aproveitamento de resíduos sólidos e plantio de árvores, estimular a inclusão social com projetos para populações de grupos sociais específicos e incentivar projetos de financiamento que contemplem princípios sustentáveis nas edificações.
Inicialmente, a meta do governo de construção de moradias com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) era de 130 mil unidades habitacionais. Porém, devido ao grande volume de propostas recebidas, estão sendo selecionadas 187,5 mil. Os projetos foram enviados pelos governos estaduais, por prefeituras e por construtoras.
Leia mais:
Com 13º ameaçado, Sindiserv de Caxias mobiliza para assembleia e greve
Feira de antiguidades ocorre no início de dezembro, em Caxias
Espetáculo de Natal será realizado neste final de semana, em Caxias
Morre ex-presidente da Câmara de Caxias Harty Moisés Paese
Câmara de Caxias do Sul aprova dossiê da violência contra negros
Tags:
Governo Federal Caxias do Sul receberá 440 unidades habitacionais Minha Casa, Minha Vida Rio Grande do Sul 5,2 mil moradias