Rota é formada por atrações também de Flores da Cunha, Nova Pádua e Nova Roma do Sul
redacao@serraempauta.com
04.03.2023 - 19h12min
Caxias do Sul oficializou neste sábado (4) seu novo roteiro turístico. O Passo do Vinho, que existe há quatro anos, tem na sua essência no enoturismo, a enogastronomia, o turismo cultural, ecológico e de aventura. Formado por 17 Vinícolas, restaurantes, pousadas e atrações turísticas das cidades de Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua e Nova Roma do Sul, se destacam pela singularidade da cultura italiana da região.
Atualmente, fazem parte da rota as vinícolas Tonet, Lovatel, Don Severino, Don Giusepp, Zanrosso, Rossato e Don Affonso, além do Museu São Braz.
O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) sancionou neste sábado (4), transformando em lei, projeto aprovado pela Câmara de Vereadores. O ato ocorreu no estande da Secretaria do Turismo como parte da programação da Festa das Colheitas, realizada no Centro de Eventos do Parque de Eventos da Festa da Uva. O roteiro foi idealizado pelo ex-vereador Gustavo Toigo, presente na solenidade.
De acordo com o prefeito, o estímulo ao desenvolvimento do turismo integra o plano de governo da gestão, apresentado à população durante a campanha eleitoral de 2020. Citou que a atividade faz parte de um processo visando uma matriz econômica mais diversificada à cidade. Renovou a defesa pela unificação de esforços dos municípios em torno do fortalecimento do turismo regional.
"O roteiro se alia ao Parque de Eventos da Festa da Uva, que é um grande indutor do turismo de negócios e de lazer", afirmou.
O secretário do Turismo, Ricardo Daneluz (sem partido) reforçou a importância de os municípios, por meio do poder público e das entidades comunitárias, unirem esforços, deixando de lado egos e vaidades.
"O trabalho coletivo conduzirá a região para grandes conquistas", assinalou.
Daneluz anunciou que a Secretaria do Turismo acelera o trabalho em duas iniciativas: a criação do alvará turístico e da lei de incentivo ao turismo.
O presidente do roteiro turístico Passo do Vinho, o empresário Clóvis Boscato, elogiou Adiló por incentivar o desenvolvimento do turismo, que define como setor responsável por benefícios sociais e econômicos, que resultam em geração de empregos e renda.
"Toda a região será beneficiada com o roteiro, porque poder público e iniciativa privada estão unidos com o mesmo objetivo", ressaltou.
Boscato ainda anunciou que no dia 14 de março o Município de Farroupilha oficializará seu ingresso no roteiro.
"Tenho a convicção de que o roteiro despontará, em breve, como um dos mais importantes do Brasil", reforçou.
Leia mais:
Exposição fotográfica multissensorial chega a Caxias
Caxias confirma dois casos importados de dengue em 2023
Vereador de Caxias Sandro Fantinel é notificado da abertura de processo de cassação
Vereador de Caxias do Sul acusa ministro do STF de orgia com crianças
Codeca recolhe 25 toneladas de lixo em área de flagrante de descarte irregular em Caxias
Tags:
Desenvolvimento Caxias do Sul oficializa roteiro turístico Passo do Vinho