Evento é marcado pelo lançamento do selo comemorativo e pela assinatura do decreto que institui a comissão executiva da celebração
redacao@serraempauta.com
29.02.2024 - 10h34min
Em ato no Monumento Nacional ao Imigrante, que nesta quarta-feira (28) completou 70 anos, o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) assinou o decreto que institui a comissão executiva oficial das comemorações dos 150 anos da imigração italiana. Além disso, também foi lançado o selo comemorativo, chancela que valida as ações que irão celebrar as festividades no município.
A cobertura da Festa da Uva tem oferecimento de:
Antiquário Jonathan Franco
Burritos Fantásticos
DCA Engenharia
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
Cerca de 40 entidades, empresas e pessoas integram a comissão oficial que irá organizar as celebrações do sesquicentenário da imigração italiana e se compromete em proporcionar uma programação repleta de referências e significados históricos, culturais e emocionais.
Sob a presidência da Universidade de Caxias do Sul (UCS), é composta pela Prefeitura de Caxias do Sul, Secretaria Municipal da Cultura, Consulado Honorário Italiano em Caxias do Sul, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL), Comitato Degli Italiani All'estero e Associação Piccola Itália de Caxias do Sul.
"Que seja um grande momento para Caxias do Sul. O Monumento Nacional ao Imigrante, o nosso cartão de visitas, comemora 70 anos, Com isso, digo que nos alegra muito também o fato do Monumento estar reaberto, e assim vai permanecer pós Festa da Uva. Esperamos receber com muito carinho uma programação latente durante essas comemorações," ressalta a secretária Municipal da Cultura, Cristina Nora Calcagnotto.
Adiló manifestou a certeza de que muitas pessoas se engajarão na "nobre causa de reverenciar a saga de um povo que desafiou tudo e veio para cá e construiu esta metrópole que hoje é a segunda cidade do Rio Grande do Sul, que é um exemplo de perseverança, de luta e de acolhimento, de construção coletiva de tantos povos que vieram para cá."
"O casal em bronze é o símbolo do pioneirismo, da força, do trabalho, da família e da fé. Nós somos herdeiros de uma história, e a história é a mestra da vida. Precisamos olhar para a história, aprender com ela, analisar o passado, honrarmos ele. A nossa celebração é de honraria a todos os que nos precederam e vislumbraram um futuro," destaca o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Gelson Leonardo Rech.
No evento, o Quinteto de Metais mais Percussão da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul tocou o Hino Nacional Brasileiro e também o Hino da Itália. No final, todos se dirigiram até a escadaria para uma foto como releitura da fotografia de 1954, na inauguração do Monumento Nacional ao Imigrante.
Inaugurada durante a Festa da Uva, a construção, que levou cinco anos para ser finalizada, homenageia os imigrantes das mais diversas etnias que contribuíram, e ainda contribuem para a construção e desenvolvimento tanto de Caxias do Sul, quanto do próprio Brasil.
Leia mais:
VÍDEO: Festa da Uva, em Caxias, oferece espaço para crianças com diversas linguagens artísticas
Polícia Civil de Caxias do Sul desmantela facção que atuava no tráfico de drogas
Inaugurada Escola Municipal Infantil no Bairro Zatt, em Bento
Comediante Victor Ahmar se apresenta no domingo em Caxias do Sul
Instituto lança evento itinerante para fomentar inovação na Serra
Tags:
Celebração Caxias do Sul inicia comemorações 150 anos imigração italiana