CIC e CDL divulgaram os números na última quinta-feira
redacao@serraempauta.com.br
16.12.2024 - 16h33min
A economia de Caxias do Sul registrou um crescimento de 4,5% em outubro de 2024, em relação ao mês anterior, com destaque para o setor de serviços, que apresentou alta de 5,6%. O comércio e a indústria também tiveram resultados positivos, com avanços de 4,8% e 3,9%, respectivamente.
O relatório do desempenho da atividade econômica local foi divulgado na quinta-feira (12), pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).
Na comparação com outubro de 2023, eliminando a influência da sazonalidade, a economia caxiense evoluiu 9,1%. O setor de serviços liderou o desempenho, com um expressivo aumento de 20,4%, seguido pela indústria, que cresceu 6,9%. O comércio, por outro lado, apresentou retração de -3,7%.
No acumulado do ano até outubro, o crescimento econômico foi de 7,4%. O setor de serviços novamente se destacou, com alta de 15,5%, enquanto a indústria cresceu 4,8% e o comércio registrou uma variação positiva de 1,5%. Já no indicador de longo prazo, que analisa os últimos 12 meses, o crescimento geral foi de 5,8%, impulsionado por serviços (16,1%), seguido pela indústria (1,7%) e pelo comércio (0,9%).
"Os números refletem um desempenho positivo da economia de Caxias do Sul em 2024, mostrando que estamos performando melhor do que o Estado e a União. O setor de serviços segue em destaque, mas com uma acomodação natural, enquanto a indústria e o comércio mostram recuperação gradual. Esses resultados reforçam uma trajetória consistente de crescimento, ainda que com desafios nos últimos meses, como o impacto de novembro e dezembro de 2023. Apesar disso, projetamos um fechamento de 2024 bem interessante para a economia de Caxias do Sul.", avaliou o diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias, Tarciano Mélo Cardoso.
Tanto Cardoso como a diretora Maria Carolina Gullo manifestaram preocupação com a alta da taxa de juros, que deverá impactar a economia nos próximos meses.
De acordo com o assessor de Economia e Estatística da CDL Caxias, Mosár Leandro Ness, o décimo mês do ano trouxe boas notícias para o comércio, que após dois meses negativos apresentou reação.
"Além de uma data comemorativa, que foi o Dia das Crianças, em outubro Caxias do Sul recebeu a Mercopar, o que comprova o quanto é importante a cidade promover ações que agreguem para os negócios da cidade", aponta Ness.
Setor de serviços lidera desempenho anual
O setor de serviços, que representa 29,6% da economia local, segue como principal motor de crescimento. O avanço de 15,5% no acumulado de 2024 reflete o aumento da demanda por atividades do segmento, enquanto o indicador de 12 meses aponta alta de 16,1%.
Comércio mantém trajetória de recuperação
Embora o comércio tenha apresentado queda de 3,7% em outubro sobre o mesmo mês do ano anterior, o setor mostra sinais de recuperação, com crescimento de 4,8% em relação a setembro e alta acumulada de 1,5% no ano.
Mercado de trabalho segue aquecido
Em outubro, Caxias do Sul criou 1.132 novos postos de trabalho formais. A indústria e os serviços lideraram a geração de empregos, com 453 e 367 vagas, respectivamente. No acumulado de 2024, foram gerados 8,6 mil postos formais, consolidando o mercado de trabalho com um total de 171.949 empregos com carteira assinada.
Leia mais:
Reinaugurada Escola Atiliano Pinguelo, no De Zorzi, em Caxias do Sul
Aprovado o desmembramento de comissões na Câmara de Caxias do Sul
Vinícola de Bento abre maior centro de distribuição do segmento no país
Campanha da Microempa arrecada 2 toneladas de alimentos em Caxias
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aumenta 35 novos CCs
Tags:
Economia desempenho Caxias do Sul cresce 4,5% outubro impulsionada serviços