Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - Caxias do Sul comemora abertura da colheita em Monte Bérico | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Caxias do Sul comemora abertura da colheita em Monte Bérico | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Celebração

Caxias do Sul comemora abertura da colheita em Monte Bérico

Durante o evento foi lançado o vídeo oficial de divulgação da 34º Festa da Uva

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
02.02.2024 - 09h52min

Ícaro de Campos/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A propriedade Venturin Uvas Finas Empório Garden, na localidade de Monte Bérico, em Caxias do Sul, foi palco no fim da tarde desta quinta-feira, dia 1º de fevereiro, da abertura oficial da Colheita. O evento é promovido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com o Sindicato Rural e o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Caxias do Sul e Festa da Uva.

banner-cetec-serraempauta.png

Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Abrindo a celebração, o diretor da Intervene Publicidade, Thiago Longhi, apresentou o vídeo oficial de divulgação da 34º Festa da Uva que inicia sua exibição em TV's, internet e redes sociais.

"A Festa da Uva é construída por várias mãos e ela só acontece pelo trabalho e cooperação de todos que acreditam na sua força. A partir deste filme, estaremos vivendo a grandiosidade da Festa da Uva pelos seus caminhos e lugares, celebrando e honrando a tradição dos imigrantes italianos e a cultura de nossa cidade", disse o diretor.

Após o lançamento do vídeo foi entregue dois certificados do Programa Sabor Caxias do Sul, que institui o selo municipal dos produtos agropecuários e agroindustrializados, Selo Sabor Caxias do Sul, aos produtores de uva Maicol Venturin e Daniel Toss.

O secretário da Agricultura, Rudimar Menegotto, abriu as falas do protocolo enaltecendo os agricultores que enfrentam muitas chuvas desde o ano passado para plantar e colher.

"Esse talvez seja um dos piores anos da colheita na história. Enfrentamos um clima desfavorável com muita chuva, prejudicando muito a agricultura de forma geral. Esse é um ano em que podemos dizer que o agricultor foi muito herói, porque teve que trabalhar com várias adversidades no nosso clima", comentou o secretário que salientou a diversificação de cultivos em Caxias do Sul que celebra a abertura da colheita de todos os produtos.

Em sua fala o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) ressaltou que os agricultores que trabalham na terra e que persistem com o cultivo dão a Caxias do Sul a posição de maior produtor de hortifrutigranjeiros do Rio Grande do Sul numa das áreas de topografia mais adversas do Estado.

"Hoje festejamos e reverenciamos o trabalho, o suor, o sacrifício e o empenho das famílias que vivem da terra. Aqui estamos na propriedade de uma família que na sua quarta geração não abandonou as suas raízes e continua inovando. É um exemplo, como tantas outras propriedades em nosso Município, mas que precisa do nosso apoio e a gente está olhando para o agricultor. Apesar de todos os problemas, renovamos o parque de máquinas, principalmente com o foco no interior. Nossos distritos, pela primeira vez, todos, receberam máquinas novas e em quantidade suficiente", disse o prefeito que também fez referência aos mais de 153 quilômetros de rede de água implantado pelo Samae e que transformou a vida dos agricultores.

Por fim, antes da colheita, o padre Cláudio Pezzoli abençou frutas em uma cesta carregada pelas soberanas da Festa da Uva de 2024.

Após a cerimônia, Adiló, a vice-prefeita Paula Ioris, Menegotto, a presidente da Câmara de Vereadores, Marisol Santos, o deputado estadual Carlos Búrigo, o presidente da Festa da Uva 2024, Fernando Bertotto e a rainha da Festa da Uva, Lizandra Chinali e as princesas Eduarda Menezes e Letícia de Carvalho, conduzidos pelo produtor rural Charles Venturin, realizaram a colheita simbólica nos parreirais da Família Venturin.

A propriedade de sete hectares é referência no cultivo protegido (com cobertura plástica), sendo pioneira nesta técnica. As variedades cultivadas no local são Itália, Rubi, Perlona, Benitaka, Clara, Vitória, Niágara, Isabel, Bordô e Lorena.

Leia mais:
Trabalhadores argentinos são resgatados por suspeita de condições análogas à escravidão em São Marcos

Revitalização do acesso ao Desvio Rizzo, em Caxias do Sul, está 30% concluída
Tatiane Frizzo é anunciada como nova líder do governo Adiló Didomenico

Eventos na área central de Caxias do Sul bloqueiam o trânsito
Anac aponta irregularidades no Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul

Tags:

Celebração Caxias do Sul comemora abertura da colheita Monte Bérico