Vigilância Ambiental em Saúde mantém fiscalização e pede que comunidade contribua eliminando pontos com água parada
redacao@serraempauta.com
17.05.2024 - 13h44min
Após as chuvas das últimas semanas, a Secretaria da Saúde de Caxias do Sul orienta a população sobre como proceder para evitar que o acúmulo de água parada resulte na ampliação de focos do mosquito transmissor da dengue nos próximos meses. Até terça-feira (14), o Município contabiliza 728 focos do mosquito Aedes aegypti (todos identificados e eliminados) e 194 casos da doença.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
A orientação da Secretaria da Saúde é que a população aproveite o período de tempo seco, para realizar uma varredura nas residências e eliminar quaisquer recipientes que possam ter água acumulada.
É importante que esses recipientes sejam vazados e tenham a água eliminada na terra e não no ralo. Essa atitude é importante porque, caso alguma larva esteja no recipiente, ela morrerá quando a água for eliminada e não haverá risco se parte desse líquido ficar acumulado no ralo, apenas transferindo o criadouro de um lugar para o outro.
"Solicitamos que a população redobre a atenção após esse período de muitas chuvas. Então, a recomendação é para que todos verifiquem seus imóveis, residências, quintais, indústrias, para que façam uma varredura, façam com que a água escoe e não fique acumulada em recipientes. O mosquito está presente e não podemos nos descuidar. Apesar de todas as outras calamidades, problemas que estamos enfrentando, não podemos baixar a guarda, temos que combater o mosquito em todos os momentos", destaca Rogério Poletto, diretor técnico da Vigilância Ambiental em Saúde.
O alto número de casos de dengue confirmados até o momento não tem relação com o período de chuvas, mas com o novo modelo de notificação adotado pelo Município desde o início de abril de 2024, conforme orientação do Governo do Estado.
A contabilização de casos positivos, que antes era feita somente após o retorno de exames positivos realizados pelo laboratório Lacen, passou a ser realizada conforme critérios clínicos e epidemiológicos. A alta de pessoas com dengue ocorre em todo o país e reflete em Caxias.
Apesar das dificuldades impostas pelo período de chuvas intensas, o trabalho da Vigilância Ambiental em Saúde continua, o que reflete pela alta de focos: quanto maior o trabalho de fiscalização, maior o número de focos identificados e eliminados. Os agentes de combate às endemias mantém o monitoramento em 197 pontos estratégicos, que são monitorados quinzenalmente por apresentarem alto risco de formarem criadouros, como floriculturas, borracharias, cemitérios, ferros-velhos e outros.
Orientações para a população
:: Limpar, com escovação semanal, os recipientes de água dos animais domésticos;
:: Recolher o lixo do pátio;
:: Colocar o lixo ensacado para ser recolhido pela Codeca;
:: Recolher pneus inservíveis e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva, ou encaminhá-los à Central de Armazenamento de Pneus Inservíveis da Codeca;
:: Tampar caixas d'água;
:: Colocar telas milimétricas em caixas d'águas descobertas, reservatórios de captação de água da chuva e nos ralos;
:: Limpar as calhas;
:: Semanalmente, lavar e escovar piscinas plásticas, trocando a água;
:: Eliminar os pratinhos das plantas.
Leia mais:
Liberado parcialmente o tráfego na BR-116, em Vila Cristina, Caxias do Sul
Comitê pretende buscar recursos nacionais e internacionais para Caxias do Sul
Banco de Alimentos bate recorde de arrecadação em Caxias do Sul
Incêndio atinge garagem de condomínio no Bairro Universitário, em Caxias
Caxias do Sul contabiliza prejuízo de R$ 85 milhões devido às chuvas
Tags:
Conscientização Caxias do Sul atualiza casos foco dengue Secretaria da Saúde