Prefeitura também repôs 13 profissionais de 40 horas semanais que haviam sido perdidos com o término do programa Mais Médicos
redacao@serraempauta.com
06.10.2022 - 18h36min
O governo do prefeito de Caxias, Adiló Didomenico (PSDB) vai nomear novos médicos com carga horária de 20 horas semanais a partir de novembro. Nesta quinta-feira (6), o chefe do Executivo municipal assinou a lei que altera dispositivo na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021, possibilitando a contratação dos profissionais. Está prevista a nomeação de até 16 profissionais.
A seleção ocorre por meio de concurso público realizado em maio. A contratação dos médicos vai aprimorar o atendimento das equipes de Atenção Primária e de Serviço de Atenção Domiciliar e assegurar repasses financeiros por parte do Governo Federal ao Município, uma vez que o Ministério da Saúde somente cadastra equipes com profissional médico com carga horária de 20 horas semanais ou mais. Além disso, amplia a carga horária trabalhada, uma vez que esses médicos substituem os de 12 horas semanais, conforme houver vacância.
Adiló destacou que esta alteração terá repercussão positiva no atendimento da população nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Entende que o modelo de 12 ou 15 horas não é adequado, pois o médico não está disponível diariamente. Com 20 horas, será possível cobrir um turno, manhã ou tarde, em todos os dias.
"Trata-se de alternativa interessante, porque evita que as unidades fiquem sem a presença do médico. Precisamos fortalecer o atendimento para desafogar os atendimentos nas UPAS", reforçou.
Também lembrou a importância da destinação de mais recursos pelo Ministério da Saúde.
"Não cobre todo o valor investido pelo Município, mas o ressarcimento de parte já ajuda nas finanças", afirmou.
Reposição do Mais Médicos
A Secretaria da Saúde também trabalha na reposição, com recursos próprios, de 13 médicos que deixaram o Município após o encerramento do programa Mais Médicos – outros dois foram repostos pelo programa Médicos pelo Brasil, que substitui o anterior.
De forma emergencial, 11 contratados já entraram em exercício, todos em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e um deve assumir a vaga até o final de outubro.
A pasta também publicou, nesta quinta-feira (6), novo edital para contratação de mais um profissional, já que um dos chamados desistiu de exercer a função. Esses profissionais cumprem carga horária de 40 horas semanais e integram a Estratégia de Saúde da Família.
"A contratação de todos esses profissionais, de 20 e de 40 horas semanais, é essencial para aprimorar o atendimento prestado em nossa rede de saúde. Mesmo com o encerramento do Mais Médicos e alteração para a denominação Médicos pelo Brasil, que é destinado prioritariamente a regiões mais remotas e vulneráveis, trabalhamos para realizar as contratações com recursos próprios e não deixar a população desassistida", pontua a secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi.
Leia também:
CIC realiza primeiro encontro com deputados eleitos por Caxias
Sala de Fotografia comemora 15 anos com exposição no Ordovás, em Caxias
Festival do Moscatel de Farroupilha renova aposta na versão garden
Unimed em novo endereço no Centro de Flores da Cunha
Praça Vico Barbieri, em Bento, começa receber iluminação em led
Tags:
Prefeitura de Caxias Secretaria da Saúde nomeação médicos 20h semanais novembro Caxias do Sul