Novo serviço multiprofissional possibilitará atender pelo SUS até 80 crianças de um a oito anos
redacao@serraempauta.com
23.06.2022 - 18h23min
Caxias do Sul contará com o Centro de Atendimento Integrado em Saúde para Crianças Autistas a partir de agosto. O novo serviço vai atender pelo SUS crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Diante da demanda, o governo do prefeito Adiló Didomenico (PSDB) buscou a parceria com o Centro de Assistência à Saúde do Círculo.
O serviço vai funcionar no prédio do antigo Plantão da Criança, na Rua Pinheiro Machado, 2738, em São Pelegrino. O convênio com o Município possibilitará atender pelo SUS até 80 crianças de um a oito anos.
O atendimento será multiprofissional, com especialistas nas áreas médica, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional e serviço social. De forma concomitante às crianças, haverá atendimentos aos pais. O encaminhamento será feito pela rede de saúde da Secretaria da Saúde.
Adiló assinalou que o novo serviço representa mais uma entrega para a comunidade e muito aguardada por esse público, merecedor da atenção da Prefeitura.
"É um serviço importantíssimo, que vem em excelente momento. A iniciativa foi de buscar a parceria com o Círculo para atender toda a demanda reprimida existente, prestando mais esse atendimento inédito e diferenciado", observou.
A construção do plano de trabalho firmado entre o Executivo e o Círculo, que será responsável pela execução do serviço, contou com a colaboração de MultiTEA, UniTEA e Universidade de Caxias do Sul.
"Esse serviço está diretamente relacionado à essência do Círculo que, desde sua origem, nasceu com o propósito de assistência à comunidade, ou seja, está no nosso DNA há mais de 87 anos. O Centro de Assistência à Saúde do Círculo é a nossa unidade que atua essencialmente no desenvolvimento de serviços de saúde aos usuários da rede pública em parceria com o Sistema Único de Saúde para promoção do bem-estar e da qualidade de vida da população", destaca Ivonete Polidoro Pontalti, gerente do Centro de Assistência à Saúde do Círculo.
A vereadora Tatiane Frizzo (PSDB), presidente da Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas, comemorou o início do novo serviço.
"Fico muito feliz com essa iniciativa em prol das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esse programa multidisciplinar vai trazer inúmeros benefícios para a comunidade autista, ainda mais sendo vinculado ao SUS. Me deixa contente também em saber que há previsão de ampliação para outras faixas etárias", ressaltou Tatiane.
A tucana também ressaltou que há interesse de outras instituições de saúde e educação em ofertar serviços multidisciplinares para autistas na cidade.
Município e Círculo ampliam atendimentos especializados pelo SUS
Para aumentar a oferta de atendimentos especializados, a Secretaria da Saúde e o Centro de Assistência à Saúde do Círculo ampliaram a lista de serviços disponibilizados via acordo de cooperação e também a quantidade mensal realizada. Desde maio passaram a ocorrer também exames de colonoscopia e endoscopia. Nas próximas semanas, serão ofertadas também cirurgias ortopédicas, procedimentos de cateterismo e angioplastia, além de exames de espirometria. Ainda foram ampliados os atendimentos de biópsias, fisioterapia, ultrassonografia e psicoterapia.
O acordo de cooperação também prevê atendimentos no ambulatório de consultas e procedimentos cirúrgicos em urologia, otorrinolaringologia e em cirurgia vascular, bem como consultas de cardiologia, psiquiatria, fonoaudiologia, mamografias, ressonância magnética e tomografia, que já são ofertados. Ao todo, o acordo proporciona atender cerca de 900 pacientes por mês.
"Essa é uma estratégia adotada pelo Município para que a população tenha mais oportunidades de acesso aos atendimentos especializados via rede pública de saúde. Estamos buscando incansavelmente alternativas para reduzir as filas de espera e ofertar mais atendimentos, um compromisso do plano de governo. Também reafirmamos o agradecimento ao Círculo pela parceria, que tem contribuído para melhorar o serviço prestado à comunidade caxiense", aponta a secretária de Saúde, Daniele Meneguzzi.
Todos os atendimentos seguem sendo regulados e encaminhados pela Secretaria da Saúde, por meio nas unidades básicas de saúde (UBSs).
Leia também:
Audiência cobra melhorias na infraestrutura para escolas estaduais em Caxias
Apresentado o projeto para as comemorações do Natal dos Encontros, em Caxias
Evaldo Antonio Kuiava ganha registro na Galeria dos Ex-Reitores da UCS
Caxias reduziu taxa de mortalidade neonatal em 2021
STJ rejeita terceiro recurso da Prefeitura de Caxias no caso Magnabosco
Tags:
Prefeitura de Caxias anuncia abertura centro de atendimento crianças autistas convênio Centro de Assistência à Saúde do Círculo, Caxias do Sul