Secretaria realiza ação no sábado, na Praça Dante Alighieri. Testes estão disponíveis em todas as UBSs nos demais dias
redacao@serraempauta.com
06.01.2022 - 15h19min
Para ampliar o rastreio de casos da covid-19 e reforçar as estratégias de combate à doença, a Secretaria da Saúde de Caxias do Sul passa a ofertar os testes de antígeno (rápidos) também para a população sem sintomas que tenha tido contato com pessoas sintomáticas ou casos positivos. A ação ocorrerá neste sábado (8), quando haverá testagem e também vacinação contra covid-19 e contra influenza/gripe na Praça Dante Alighieri e em seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Os testes estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com exceção da Unidade Básica Vacinadora (UBV) Alvorada, que ainda funciona como referência para imunização. O objetivo é rastrear casos de pacientes com a doença que possam estar assintomáticos e, por desconhecer o diagnóstico, estarem disseminando o vírus. Todas as pessoas com alguma suspeita (que tenham sintomas ou que tenham tido contato com algum caso positivo) devem procurar um serviço de saúde e realizar o teste.
O Município aderiu ao Projeto Testar, do Governo do Estado, que na fase III prevê a testagem mesmo para quem não apresentar sintomas. Assim, Caxias do Sul já está ampliando gradativamente a testagem desde o final de dezembro, mesmo antes de o Governo do Estado emitir, na terça-feira (4), avisos a todas as regiões do Rio Grande do Sul. De 27 de dezembro a 4 de janeiro, as UBSs realizaram 917 testes rápidos.
Casos graves
A Secretaria da Saúde lembra que os serviços de urgência e emergência (UPAs Central e Zona Norte) continuam sendo referência para casos graves, ou seja, quem não tem sintomas ou tem sintomas leves não deve procurar esses locais.
"O Brasil enfrenta uma nova onda da pandemia do coronavírus, agora decorrente da variante ômicron. A alta transmissibilidade, muito maior que a da variante delta, põe em risco a capacidade de atendimento dos serviços de saúde pelo número elevado de infectados ao mesmo tempo", alerta o médico Dino de Lorenzi, diretor executivo da Secretaria.
Ele reforça pedido da Secretaria de Saúde para que a população que evite aglomerações, mantenha o ambiente de trabalho e casas arejadas, com as janelas abertas, use sempre máscara e higienize as mãos. Também destaca a importância de completar o esquema vacinal.
"As vacinas disponíveis não evitam a infecção, mas reduzem drasticamente o risco de hospitalização, intubação e morte, bem como o surgimento de novas variantes. Recomenda-se ainda que todos façam testes se tiverem sintomas suspeitos, mesmo leves, como secreção nasal, tosse, espirros, dor de garganta ou febre ou se mantiverem contato de risco com pessoa com esses sintomas, principalmente se não foi usada máscara. Se o teste for positivo, proceder ao isolamento por 10 dias de imediato, que é fundamental para conter a pandemia", explica.
Casas de acolhimento
Outra medida adotada pela Secretaria é a testagem de todos os usuários que ingressarem nos serviços da modalidade de acolhimento noturno da Rede de Atenção Psicossocial (CAPS Novo Amanhã e CAPS Reviver). Além disso, as UBSs seguem realizando a busca ativa para localizar pessoas que não tenham retornado para fazer segunda, terceira dose ou reforço da Janssen.
Leia também:
Protocolado projeto para construção do teatro da Casa da Cultura de Flores
Prefeitura de Caxias conquista apoio do Estado para Surdolimpíadas de Verão
Os primeiros compromissos da nova presidente da Câmara de Caxias
Pavilhões da Festa da Uva passa por melhorias em infraestrutura
Quem assume as pastas nas férias dos secretários do governo Adiló em Caxias
Tags:
Geral saúde covid-19 coronavírus testagem ação Praça Dante Alighieri Caxias do Sul