Mais de mil pessoas participaram da cerimônia na Vila Olímpica da UCS
redacao@serraempauta.com
20.11.2023 - 08h28min
As lágrimas da pequena Caroline ao levar o pai para o momento do sim simbolizam a emoção vivenciada por Robson Luis da Silva Ferreira e Adrianne Somer e outros 91 casais neste sábado (18), em Caxias do Sul. A 16ª edição do Casamento Comunitário reuniu mais de 1 mil familiares, padrinhos e amigos na Vila Olímpica da UCS. A iniciativa da Prefeitura de Caxias, União das Associações de Bairros (UAB), Foro da Comarca de Caxias e Cartórios de Registro Civil, com apoio da Universidade de Caxias do Sul, viabiliza o sonho de que deseja formalizar e abençoar a união.
Robson, pai de Caroline e Pedro Henrique, e Adriane, mãe de Jolile e Juliane, agora formam uma família. Apesar dos relacionamentos anteriores, nenhum deles havia se casado.
"É a primeira e a última vez", comemora Adriane, arrancando um sorriso de Robson.
"Faz um ano e oito meses que a gente se conheceu e foi amor à primeira vista", conta o noivo, ou melhor, marido.
Sob a bênção do pastor Arno Quevedo e do Frei Jaime Bettega, 92 casais de baixa renda legalizaram a união civil de forma gratuita.
O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) destacou que nem a situação de emergência do Município em função da chuva abalou este momento de alegria.
"Trabalhamos a noite toda, cancelamos agendas, e graças a Deus não temos nenhuma vítima. Temos de comemorar esse momento com todos vocês".
A diretora do Foro caxiense, juíza Joseline Mirele Pinson de Vargas, mencionou a satisfação de participar desse momento.
"Este projeto revela a responsabilidade social do Judiciário e a proximidade com a comunidade", afirmou.
A professora Michele Diel, representando a reitoria da UCS, lembrou que casar e constituir família são direitos garantidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e lembrou que o apoio ao evento está em sintonia com o caráter comunitário da Universidade.
O presidente da União das Associações de Bairros (UAB), Valdir Walter, agradeceu os apoiadores, ao departamento feminino da entidade e mencionou a soma de esforços para que o evento aconteça.
"É um trabalho em conjunto. É uma grande bênção para cada um de vocês que estão celebrando esse momento especial".
O momento foi de forte emoção para a coordenadora do Casamento Comunitário, Rojane Branco, ao lembrar a morte de uma das noivas que se preparava para este dia.
Leia mais:
Sistemas de abastecimento de água estão parados em Caxias do Sul
Fenavindima, em Flores da Cunha, divulga shows nacionais e regionais
Caxias do Sul Basquete perde invencibilidade para o São José, no Sesi
Caxias do Sul decreta situação de emergência em razão da chuva
Sindicato Médico responsabiliza secretária por fraude na UPA Central, em Caxias
Tags:
Sonho realizado Casamento Comunitário celebra 92 uniões Caxias do Sul