Entre as atrações estão apresentações do músico Nei Lisboa com a Orquestra Municipal de Sopros e a Cia Municipal de Dança
redacao@serraempauta.com
12.09.2022 - 17h38min
Em 2022, a Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima celebra 40 anos de sua fundação. Cenário de importantes manifestações artísticas e culturais como dança, teatro, música, artes visuais e literatura, o espaço cultural comemora seu aniversário apresentando diversas atividades para a comunidade caxiense. De 18 a 23 de outubro ocorrerão intervenções artísticas das diferentes linguagens em frente ao prédio da Casa da Cultura.
"Numa data tão emblemática como esta, precisamos celebrar a existência deste importante equipamento cultural para a comunidade caxiense. A ideia é aproximar ainda mais o público do espaço por meio de diferentes atividades, lembrando que a Casa é um espaço de todos e suas portas estão sempre abertas", enfatiza a Diretora da Casa da Cultura, Natália Bianchi.
A solenidade oficial de comemoração ocorrerá no dia 21 de outubro, quando será lançado o selo comemorativo dos 40 anos da Casa. A cerimônia será seguida do espetáculo composto pelos grupos artísticos da Secretaria da Cultura, Orquestra Municipal de Sopros e Cia Municipal de Dança que recebem o músico Nei Lisboa nesta e em outras três sessões abertas e gratuitas ao público nos dias 21, 22 e 23 de outubro.
"A Casa da Cultura fica no coração da cidade e sua história esteve entrelaçada intimamente com a história do Município ao longo destes 40 anos. A cultura encontra o povo de Caxias neste espaço, seja nos palcos do teatro Municipal Pedro Parenti, ou nas leituras proporcionadas através da Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer, ou ainda nas obras expostas na Galeria de Arte Gerd Bornheim. O lugar é tão plural quanto a arte da cidade, e de todos que estão ligados a ela. A Casa é um local de encontro e fruição muito importante para o cenário cultural caxiense. Comemorar esses 40 anos é a certeza de celebrar Caxias do Sul também," salienta Aline Zilli, secretária da Cultura.
A partir desta terça-feira (13), a comunidade poderá acompanhar nas redes sociais da Casa da Cultura a trajetória destes 40 anos de história. No perfil do Instagram do espaço (@casadaculturacaxias) serão apresentados fatos relevantes e relatos de pessoas que dialogam com este lugar icônico para Caxias do Sul.
Sobre a Casa da Cultura
A Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima foi inaugurada em 23 de outubro de 1982, abrigando o Teatro Municipal Pedro Parenti, a Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim e a Biblioteca Pública Municipal, sendo hoje um dos principais equipamentos culturais do Município. O teatro possui capacidade para 349 pessoas e vem sendo palco, desde a sua fundação, para as mais diversas manifestações culturais.
A galeria de arte foi inaugurada em 21 de dezembro de 2004 e acolhe a produção de múltiplos artistas, justamente por se pautar pela pluralidade de linguagens. Contempla-se principalmente obras produzidas a partir de pinturas, esculturas, fotografias e instalações, oportunizando um olhar para além das fronteiras locais.
Já a biblioteca pública foi fundada em 1947 e desde então oferece à comunidade acesso à cultura e informação. Disponibiliza empréstimos de livros, CDs, DVDs e livros em braile. Possui internet sem-fio e amplo acesso de livros técnicos, didáticos e de referência, além de literatura adulta e infantojuvenil. Também guarda parte da história do Município nas suas coleções especiais e obras raras.
Leia também:
Feijoada Mão Amiga será realizada no próximo sábado em Caxias do Sul
Limpeza da UBS Centro de Saúde, em Caxias, recolhe 500 litros de fezes de pombos
Samae assina ordem de início para execução de projeto de energia fotovoltaica
OPINIÃO: A plaquinha que faz falta para Caxias do Sul
Câmara de Caxias estará aberta para exposição "A Fantástica Fábrica de Gaiteiros" neste sábado
Tags:
Cultura Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima Caxias do Sul comemora 40 anos 23 de outubro