Repartição foi a principal bandeira da Comissão do Idoso da Câmara de Vereadores nos últimos anos
redacao@serraempauta.com
19.03.2021 - 17h54min
Até o final do mês, Caxias do Sul ganhará o Cartório de Atendimento ao Idoso da Polícia Civil. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (18), pelo delegado regional Cléber dos Santos Lima, em reunião com o deputado estadual Carlos Búrigo (MDB), o vereador Felipe Gremelmaier (MDB), ex-presidente da Comissão do Idoso da Câmara Municipal, a atual presidente, Gladis Frizzo (MDB), e o secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva.
A repartição funcionará em duas salas da Central de Polícia, no Bairro Jardim América, na Rua Irmão Miguel Dário, 1061. O novo cartório será vinculado à Delegacia para a Mulher, sob responsabilidade da delegada Aline Martinelli.
Uma escrivã atenderá ao público. Outros dois agentes investigarão os crimes contra idosos, um problema cada vez mais recorrente, principalmente durante a pandemia, quando se intensificaram golpes financeiros. A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) colabora com parte da infraestrutura do espaço.
Reivindicação iniciou há quase dois anos
O movimento para a cidade ter atendimento policial especializado às pessoas da terceira idade se iniciou há quase dois. Com apoio do deputado Carlos Búrigo e do Conselho Municipal do Idoso, para viabilizar a repartição, o então presidente da Comissão do Idoso, Felipe Gremelmaier, e demais vereadores do grupo se reuniram com autoridades do Governo do Estado, do Parlamento Regional, da Polícia Civil, da Brigada Militar, do Ministério Público, da Procuradoria-Geral do Estado, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), prefeitos de Caxias do Sul e região, entre outras instituições.
No encontro desta quinta-feira, na Delegacia Regional, Carlos Búrigo ressaltou que a conquista é comunitária e resulta da união de forças. Os vereadores Felipe Gremelmaier e Gladis Frizzo, que participou por vídeo, destacaram a importância do cartório para a cidade.
"Não tenho dúvida nenhuma que esse é um dos momentos mais especiais no meu período como vereador de Caxias do Sul. Só me resta agradecer", declarou Felipe.
O delegado regional e o secretário de Segurança avaliaram que esse trabalho especializado era indispensável para Caxias do Sul e que a investigação de crimes contra idosos ganhará em agilidade.
Leia também:
Prefeito de Farroupilha é eleito presidente da Amesne
Tribunal de Justiça suspende contratação de escritório de advocacia para defender prefeitura de Caxias no processo Magnabosco
Bancada do Novo cobra transparência da Assembleia Legislativa
Menino de cinco anos agradece pela vacina da avó no drive-thru da Plácido de Castro, em Caxias
Vigilância Ambiental identificou 43 focos do mosquito Aedes aegypti neste ano, em Caxias
Tags:
Legislativo cidade Cartório do Idoso Polícia Civil reivindicação Comissão do Idoso Câmara de Vereadores Caxias do Sul