Siga nossas redes sociais
Logotipo - Candidato governista é alvo de críticas dos adversários à prefeitura de Bento | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Candidato governista é alvo de críticas dos adversários à prefeitura de Bento | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Eleições 2020

Candidato governista é alvo de críticas dos adversários à prefeitura de Bento

Rádio Difusora realizou nesta quarta-feira, à noite, debate entre os nove concorrentes a prefeito

Colunista - André Tajes

andre.tajes@serraempauta.com

André Tajes
Foto Principal - Notícia

A Rádio Difusora 890 realizou na noite desta quarta-feira (11), no centro de eventos do Hotel Villa Michelon, o penúltimo debate entre os nove candidatos à prefeitura de Bento Gonçalves. Participaram do debate, Alcindo Gabrielli (MDB), Álvaro Becker (DEM), Carlos Pozza (PSC), Diogo Siqueira (PSDB), Márcio Possan (PT), Moacir Camerini (PSB), Paulo Caleffi (PSD), Volmar Giordani (PRTB) e Volnei Tesser (Cidadania). Em Bento, o novo chefe do Executivo será conhecido neste domingo (15).

O candidato a prefeito Diogo Siqueira (PSDB) foi o principal alvo das críticas dos adversários. O tucano defende os dois mandatos do prefeito Guilherme Pasin (PP), que estava na platéia acompanhado do vice-prefeito, Aido Bertuol (PSDB).

Após o primeiro bloco de apresentações, os candidatos, por ordem de sorteio realizado previamente com a participação dos representantes das coordenações das campanhas, iniciaram a série de perguntas entre si. Antes de cada questionamento, o mediador do debate, jornalista Felipe Machado, realizou o sorteio dos temas.

Gabrielli questionou Tesser sobre seus planos para o turismo.

- Temos que sentar com o Contur (Conselho Municipal do Turismo) e analisar a questão orçamentária para 2021 e o valor previsto para a área do turismo – disse o candidato do Cidadania.

Tesser aproveitou o tempo de resposta para afirmar que pretende discutir a revisão de um planejamento urbano com novas formas de trabalho, lazer e circulação, e revitalizar o Jardim Botânico. Na réplica, Gabrielli prometeu dar um novo visual para a via gastronômica, criar a rota do cicloturismo junto aos trilhos da antiga viação férrea no trajeto de São Luiz das Antas até Jaboticaba, e criar a rota das caminhadas. Disse ainda que pretende asfaltar o interior e melhor a infraestrutura da cidade.

A pergunta de Giordani para Camerini foi sobre o tema do desenvolvimento econômico. Ele questionou sobre o fechamento de comércio e de empresas durante a pandemia do coronavírus.

- A turma do fecha tudo está aqui. Temos que fazer projetos de desburocratização. Temos que dar agilidade. Visitei uma pessoa que está esperando há seis meses para abrir o seu negócio. Temos que ajudar os empreendedores e os pequenos comércios para gerar emprego e renda – disse Camerini.

Para Giordami, a prefeitura deve agilizar, desburocratizar e digitalizar processos para atender as demandas dos empresários e possibilitar o retorno dos impostos pagos à prefeitura.

Na tréplica, Camerini cobrou licitação para o transporte coletivo.

O terceiro questionamento foi de Possan para Caleffi sobre agricultura. O candidato do PSD apresentou suas propostas para a área.

- O nosso agricultor precisa de estradas para o escoamento da safra da uva, ser incluídos nos roteiros turísticos e de incentivo para a produção de outras culturas – disse Caleffi.

Na réplica, Possan criticou a transferência da Transposul de Bento para Porto Alegre. Caleffi esclareceu que a Transposul é uma feira na área de transporte e não de agricultura.

Na pergunta de Camerini para Possan sobre mobilidade urbana, o candidato do PSB retornou ao tema da licitação do transporte coletivo.

- Nosso projeto é transporte público com tarifa zero. No que tange do processo de licitação temos que ter um processo de diálogo com as empresas de transporte – comentou Possan.

Na réplica, o socialista criticou o valor da passagem, a falta de cobrador e as planilhas de custos realizadas pelas empresas sem o controle da prefeitura. Na tréplica, o petista disse que é preciso reduzir o número de circulação de veículos no trânsito e construir novas vias de acesso a cidade.

A pergunta de Diogo sobre educação foi para Becker. O candidato da situação disse que o governo atual implantou escola de turno integral e que pretende implantar duas escolas cívico-militares. Becker também prometeu trazer escola cívico-militar e abrir creches noturnas.

- Só tem uma escola de tempo integral. Vamos fazer com que todos os bairros tenham escolas de turno integral – assegurou Becker.

Tesser questionou Giordani sobre como pretende tratar a assistência social. O candidato do PRTB disse que entidades e associações que trabalham voluntariamente não têm apoio.

- Muitas vezes vemos órgãos (municipais) inchados, mas falta ceder para essas entidades. Falta humanismo e ajudar as pessoas que precisam – disse Giordani.

Segundo Tesser, seu governo pretende estimular o empreendedorismo de projetos sociais promovendo cursos de qualificação profissional e apoiaremos o programa Menor Aprendiz. Para Giordani, o trabalho na educação e saúde auxilia na assistência social.

O questionamento de Becker para Pozza foi sobre segurança. O democrata criticou as ações do governo Pasin na área como a falta de investimento, a atuação da Guarda Municipal na área do trânsito, além da suspensão do concurso com previsão de nomeação de mais de 20 agentes. Pozza ressaltou que pretende buscar recursos do Governo Federal para o desenvolvimento tecnológico das polícias.

- Vamos melhorar a iluminação no trajeto do presídio, construir uma nova delegacia central, uma delegacia especializada de atendimento a mulher e um estande de tiro – afirmou Pozza.

Na réplica, Becker garantiu “investiremos pesado na segurança pública”, e que pretende interromper o trabalho da Guarda Municipal na área do trânsito e revogar a suspensão da contratação de novos agentes e a Guarda.

Na tréplica, Pozza afirmou que pretende subsidiar o pagamento de aluguéis para os policiais “como acontecia no Governo (Darcy) Pozza, do meu primo”.

Pozza perguntou para Gabrielli sobre suas propostas para a cultura. O emedebista afirmou que vai manter a Secretaria da Cultura.

- Vamos voltar a ter as nossas festas Fenavinho, Festa da Colheita – destacou Gabrielli.

Na réplica, Pozza garantiu investimento em turismo e espaços culturais nas comunidades. Na tréplica, Gabrielli ainda garantiu o retorno de outras festas como a do Vinho Doce e Festival do Quentão. Também pretende criar a Avenida dos Eventos, com a reformulação da Presidente Costa e Silva.

A última pergunta entre candidatos foi de Caleffi para Diogo, e o tema sorteado foi esportes. O candidato do PSD apontou a sorte do adversário, que foi ex-secretário da Saúde na administração de Pasin:

- Muita sorte! Tinha (os temas) saúde e esportes. Por que morreu o esporte amador e Estádio da Montanha está abandonando? Faltou dinheiro ou foi mal aplicado?

Segundo Diogo, o governo oferece o programa Bolsa Atleta destinado a esportistas da cidade que participam de competições.

- Temos um trabalho no contraturno em todas as escolas. Vamos ampliar o desenvolvimento do esporte com mais verba para fazer mais bolsa atleta e criar um fundo nos mesmos moldes que temos na cultura – prometeu Diogo.

Na réplica, Caleffi cobrou a resposta sobre as ações do Governo Pasin para o esporte amador. Diogo admitiu os problemas da administração, mas ressaltou os avanços.

Tags:

Eleições 2020

Galeria